Central dos Apagatti
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desabafo: Mercado Podre...

+6
snuckbinks
InVinoVeritas
Nano Falcão
Ricardo Andrade
wilton pacheco
Jacaranda
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por wilton pacheco Ter maio 05, 2009 7:43 pm

Não quero esperar até os 60 anos... está havendo muito acidentes de automóveis no caminho.
wilton pacheco
wilton pacheco
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 241
Data de inscrição : 19/12/2008
Localização : Curitiba

http://arteiroverde.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Nano Falcão Ter maio 05, 2009 10:02 pm

wilton pacheco escreveu:Não quero esperar até os 60 anos... está havendo muito acidentes de automóveis no caminho.



Jà pensaram se o Saramago tivesse morrido aos 24 anos, como o Alvares de Azevedo? Nunca teria escrito nada, e a lingua portuguesa continuaria sem um nobel de literatura... E se o alvares de azevedo tivesse esperado até os 60 anos?
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por wilton pacheco Qua maio 06, 2009 7:14 am

Nano Falcão escreveu:
Já pensaram se o Saramago tivesse morrido aos 24 anos, como o Álvares de Azevedo? Nunca teria escrito nada, e a língua portuguesa continuaria sem um Nobel de literatura... E se o Álvares de Azevedo tivesse esperado até os 60 anos?
Li um artigo sobre isso. Relativo a Álvares de Azevedo, infelizmente faz tanto tempo que demoraria para encontrar a fonte. Mas em essência dizia que este escritor tinha potencialidade, era genial, ao morrer aos 21 anos não teve tempo de desenvolver se talento. Nasceu em São Paulo em 1831 e morreu antes de desenvolver este potencial no Rio de Janeiro de tanto fumo, bebedeira, frio da madrugada e vida desregrada, bem no estido Byroniano.
Lord Byron morreu aos 36 anos.
Ainda bem que não aconteceu isso com Machado de Assis. Este já deixou uma seleção de obras numerosa, moderna e agradável de se ler. Parou de respirar aos 69 anos. Mas seus escritos suspiram e gritam em teatros, cinemas e mãos de quadrinistas que procuram uma literatura de facil adaptação para a arte seqüêncial.
wilton pacheco
wilton pacheco
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 241
Data de inscrição : 19/12/2008
Localização : Curitiba

http://arteiroverde.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Ricardo Andrade Qui maio 07, 2009 7:37 pm

É exatamente tudo isso.

Eu escrevo muito melhor hoje do que quando eu tinha 23 (faço 43 esse ano). Se eu tivesse sido uma pessoa mais objetiva, teria escrito alguns livros (que me acompanham desde essa época...) naquela época. Talvez não tivesse sido publicado de modo algum. Talvez tivesse sido, mas fosse um trabalho menor, dos meus. De um modo ou de outro, esse fato poderia ter definido o que aconteceria com a minha carreira.

Isso me levou adiante, e bem, até outro dia. Não lembro o que houve, mas eu também passei a perceber que nem sempre há o dia de amanhã. Nem sempre eu tenho o futuro todo pela frente. Tipo, além dos acidentes de automóvel, dos tumores malignos, das doenças inesperadas, tem o fato puro e simples de que você está envelhecendo. Eu, provavelmente mais do que todo mundo aqui, se bem me lembro. Mas todos nós. Vai chegar uma hora - se você tiver sorte! - em que você terá 50, 60, 70. E é mesmo aquilo: eu quero mesmo publicar só aos 60? Eu não sou o Saramago, OK? Não sei que certeza ele tinha de que seria O Saramago, mas eu não a tenho. Eu quero começar a publicar amanhã, de preferência. Ou ter algo que poderia ser publicado amanhã. E ir tentando, e ir mexendo, se necessário. Até ser publicado. Tenho vidas inteiras de gentes dentro de mim. As pessoas conversam dentro de mim. Elas esperam. Elas caminham comigo pelas ruas, há muitos e muitos anos. Às vezes, elas param, olham para o relógio, para mim e para o relógio.

Se eu morrer amanhã, essa gente toda morre comigo. (Se fosse uma história minha, isso já seria um motivo para que esse povo conseguisse um jeito de me manter vivo indefinidamente, até que eu pudesse pô-los para fora, fazê-los viver. Aliás, essa ideia é boa.) Isso já me angustiou, de verdade. Já quis escrever resumos das minhas ideias e dar a um amigo que as escreveria para mim, caso eu morresse, rs.

Enfim. Ia comentar sobre as coisas que foram ditas antes, Vino e Nano e Wilton, mas o rumo foi tão de encontro ao que eu venho sentindo... Ainda volto lá. Lá e volto também ao que a Jacarandá começou.

Gente, o zine é um alívio para mim. Eu escrevo aqui.
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Nano Falcão Sex maio 08, 2009 12:50 am

Antes de mais nada, eu já escrevi um conto sobre isto, Ricardo. Razz Um personagem aparece e me ameaça encher de porrada, para que eu saia da letargia e comece a escrever de verdade. Laughing Laughing Laughing Laughing

Tá, apesar dos smiles é um conto sério, foi algo como um "exorcismo", eu precisa escrever esse conto pra começar a seguir em frente. Uma pena que não dá pra publicar no farrazine por causa do tamanho, mas eu e o snuck já estamos pensando uma alternativa para os nossos aspirantes a literatos...
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Ricardo Andrade Sex maio 08, 2009 12:37 pm

Viu? Eu disse que a idéia era boa. Você escreveu...

Eu quero saber dessa solução para os aspirantes a literatos. Eu sou um. Quem disse que os Apagatti só podem fazer quadrinhos? Somos a Apagatti Press! Imprimimos tudo! E vamos abrir a Apagatti Productions!
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Mainardi Sex maio 08, 2009 5:46 pm

Gostei do rumo que tomou esse tópico.

Gostei de ler o que está escrito aqui. Quem sabe eu poste algo aqui.

Até porque terapia em grupo gratuita não é em qualquer lugar que cê acha! Tirando os Alcoólicos Anônimos, lógico. Mas nesses eu não me enquadro... acho...
Mainardi
Mainardi
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 405
Data de inscrição : 09/01/2009
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Ricardo Andrade Sáb maio 09, 2009 11:16 am

Oi, eu sou o Ricardo Andrade.

TODOS: Oi, Ricardo Andrade!

E olha que o rumo que o treco tomou é só uma das ramificações do tópico... eu quero voltar lá nas outras e cutucá-las também...
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Ricardo Andrade Seg maio 11, 2009 6:44 pm

Vino falou de seus problemas com desenhistas, e Wilton, se não me engano, assinou embaixo. Lamento a sorte de Vino, e a nossa, se essa for mesmo a regra...

Parece-me ser bastante verdadeiro que muitos desenhistas parecem preferir desenhar a história DELES a desenhar a história que outra pessoa escreveu. Acho isso absolutamente compreensível. Também acho que não deve ser muito fácil a gente perceber que a NOSSA história é "menor", digamos assim. Especialmente quando a gente mesmo pode desenhá-la a contento, e não dependemos de ninguém mais. Deve ser como o cantor que acha que pode perfeitamente compor, ou o instrumentista que acha que pode perfeitamente cantar. Os resultados, como sabemos, nem sempre são os que os indivíduos em questão esperavam. Ou até são, o público apoiando algo pouco elogiável...

Quanto a nossos desenhistas não terminarem, demorarem, essas coisas, não sei. Acho que há profissionais e profissionais, como em qualquer área. Se formos ver, Mike Deodato, Roger Cruz, Luke Ross, Ed Benes, entre outros muitos, estão trabalhando no mercado americano, onde um cara como Joe Madureira é famoso por demorar séculos para entregar trabalhos. Já os nossos caras, da úlltima vez que eu vi, são famosos por entregar o trabalho na hora. Devem ser até mais baratos, imagino...

É fato que uma história em quadrinhos só existe se houver um desenhista, claro. Mas acho que também é fato que uma boa história em quadrinhos precisa de um bom escritor. Senão vejamos: se a gente for pensar em ícones dos quadrinhos de hoje em dia, quem vem à sua mente? À minha, vêm Alan Moore, Neil Gaiman, Grant Morrison, nessa ordem, depois Garth Ennis, Brian Azarello... Alex Ross, sim, também. Não saberia em que posição colocá-lo. Mas vejam: Neil Gaiman com um desenhista menor (e Sandman teve pencas deles) é Neil Gaiman, e é premiado. Alan Moore com um desenhista menor (e o desenhista de V de Vingança, por exemplo, nunca me convenceu muito, e nem sempre havia graaaandes artistas no Monstro do Pântano) é Alan Moore. E assim segue. Uma história maravilhosamente desenhada pode ser fantástica de se ver. Mas ela vai te marcar como Watchmen, por exemplo?

Acho que, se existe isso dos desenhistas acharem que são supremos, de se pensar que um escritor, para ter uma história em quadrinhos desenhada, tem que pagar por isso, talvez isso deva ser repensado. OK, desenhar uma página é um senhor trabalho, demora, e o tempo de demora pode ser computado. Mas e o tempo que um escritor leva para escrever um texto primoroso? Eu nunca sei quanto tempo vou levar...
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Brontops Ter maio 12, 2009 3:31 pm

Então.

Eu acho que existem alguns probleminhas mesmo.

-Um segredo que Carriere (um famoso roteirista, acho que francês) disse sobre roteiros de cinema: vc precisa resolver visualmente as cenas, traduzir uma situação descrita no texto por um equivalente visual dela.

Recordo-me de uma cena em "O Paciente Inglês" que o escritor elogiou bastante. Ele disse que gostaria de ter bolado aquilo. Era uma cena em que Juliette Binoche era erguida por uma corda por seu "namorado" hindu até a cúpula de uma Igreja, onde ela via de pertinho os afrescos medievais.

Como o roteirista tem que ler muito, precisa tomar cuidado pra não deixar a coisa "literária" demais e visual de menos.

-Eu já trabalhei com um roteiro com um amigo para um projeto de um município aqui da Grande SP. Nós ganhamos o tal "concurso", mas o governo mudou de ideia e decidiu não fazer o gibi "educacional". Em todo caso, levamos a grana(Não era muito, não deu pra ficarmos ricos). Conversamos, batemos papo, esboçamos juntos. Foi legal, foi troca de idéias mesmo. Valeu a pena.

-Não fizemos mais nada juntos. O cara vive de desenho e dar aulas. Eu não vivo de meus roteiros. Não posso ficar pressionando o cara a fazer um projeto que lhe tomará tempo que seria rentável pra ele de outra forma mais concreta.

-Com outras pessoas não funcionou. Os caras não discutiam. Não respondiam emails. Não nada. Não iam a encontros. Um deles o cara justificou que havia aparecido outra coisa. Nada contra. Mas porque não ligar? Será que sou chato? Deve ser...

-Eu mesmo desenho um pouco. Acho até que daria pro gasto, dependendo do que eu gostaria de fazer. Entretanto, sou muuuuito lento. A única história em quadrinhos que eu acabei tudo eu mesmo levei uns três meses pra encerrar e pôr arte-final (Infelizmente, ela está desaparecida pra sempre. Mas esta é outra história).

-Eu acho que alguns desenhistas viajam. São ilustradores e não quadrinistas. Um amigo meu escreve e ganhou um prêmio por uma revista. A história é bem legal mesmo. Um cara entrou em contato com ele, querendo fazer um quadrinho. Ele veio me perguntar o que eu achava. Olhei a galeria dele, tudo muito bonito. Mas muita coisa inacabada. Muito quadro "parado" sem dinâmica. Eu disse o que eu achava: este cara vai sumir. Ele não vai conseguir "resolver" cenas, traduzir em imagens a história. Tenta sondar o cara pra ver se ele realmente está a fim ou se é só empolgação. E, apesar dele ter respondido, o cara desapareceu.
Brontops
Brontops
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 236
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Brontops Ter maio 12, 2009 3:41 pm

-Pra defender um pouco os desenhistas: é preciso muita pesquisa visual. Dependendo do que o escritor pedir, é interessante que o cara tenha uma biblioteca visual decente pra poder resolver uma série de coisas... Uma coisa é escrever, ele nasceu em um cortiço nos anos 60 em São Paulo. Outra, bem diferente é desenhar este mesmo cortiço e fazer com que pareça anos 60 e em São Paulo. Embora não seja "cinema", é bom ter ideias destes "custos de produção"
Brontops
Brontops
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 236
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Ricardo Andrade Ter maio 12, 2009 5:31 pm

Absolutamente certo.

Não quis, de modo algum, jogar pedra nos nossos queridos desenhistas. Desenhar é um mega-trabalho, que exige uma penca de habilidades e recursos, além de "simplesmente" desenhar. E é aquilo: o cara pode desenhar cartazes, coisas para publicidade, coisas que dão grana, e que não exigem a dor de cabeça, o investimento emocional e psicológico de se fazer e publicar uma história em quadrinhos no Brasil.

Quem pode culpá-los? Certamente não eu.

Nesse sentido, desenhistas têm mais sorte do que nós, não-desenhistas. Porque é mais complicado que eu ganhe alguma coisa escrevendo cartazes, ou coisa que o valha. E certamente não me sentirei realizado se aquilo de minha lavra que for "publicado" for um texto de um cartaz publicitário, rs...

Em última análise, voltamos à estaca zero: quadrinhos, certamente no Brasil, são um trabalho de amor... rs
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... - Página 2 Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos