Central dos Apagatti
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desabafo: Mercado Podre...

+6
snuckbinks
InVinoVeritas
Nano Falcão
Ricardo Andrade
wilton pacheco
Jacaranda
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Jacaranda Sex Abr 10, 2009 5:36 pm

Pessoal... a cada dia que passa me convenço que o Mercado de Quadrinhos Nacional não está podre... ele É podre.

Não, não estou incluindo os quadrinhos da Turma da Mônica. Isso é o "Mercado de quadrinhos do Maurício"... estou falando do mercado de HQs nacionais: Velta, Combo Rangers, Holy Avenger, Raio Negro, etc.

E digo podre nem por causa dos produtos em si... mas por causa dos criadoresdestes produtos... e dos consumidores destes.

O que está PODRE no mercado de quadrinhos nacional não é a mercadoria em si, mas sim os MERCADORES!!! E os idiotas dos CLIENTES intelectualoidizados!!!

Quando eu entro em fóruns como o MBB (Multiverso Bate-Boca - imagino que muitos conheçam e tenham conta lá), leio blogs como Papo Bravo, vejo páginas de ilustres desconhecidos como Alexandre Nagano eu me convenço... este mercado está PODRE! E a culpa é dos que fazem este mercado.

Para começar, temos roteiristas muito RUINS. Gente que só quer saber de criar super-heróis de colante verde e amarelo. Ou samurais com nomes de brasileiros. Isso já é o UÓ! A maioria dos que CONSEGUEM publicar alguma coisa no Brasil infelizmente são pessoas sem um mínimo de senso de originalidade e isso por si só já é uma falta grave.

Mas acho que o problema piro são os "teóricos" do quadrinho nacional.

Convenhamos: este mercado é microscópico! Tire Maurício de Sousa e você verá que o que sobra NEM MERECE ser chamado de mercado. E mesmo assim INSISTEM em debater sobre este assunto. Ok, vamos lá... mas o problema é que parece que não existe ninguém ISENTO para falar disso. Quem comenta sobre Mercado de Quadrinhos Nacional ou é da Panelinha ou é da Marmita...

... a galera da panelinha ou são Puxadores-de-Saco profissionais que elogiam um determinado fulano em detrimento de todo o resto ou são velhos punheteiros que lembram com saudades de Mirza e Velta. Um saco! Todo mundo neste mercado parece ser o número um na boca dos fãs e dos admiradores... não existe ninguém isento. Não existe espaço para DOIS autores bons, só para um (exceto no caso dos fãs dos gêmeos Moon e Bá)

... e a galera da Marmita é o povo que simplesmente diz: Quadrinho Nacional é uma MERDA e ponto encerrado. Pô... temos muita merda, mas não precisa misturar tudo. Leão Negro é um exemplo de boa hq nacional. Malvados - apesar dos pesares - ainda é uma tirinha divertida. As meninas do Studio seasons são muito boas. Os gêmeos Bá e Moon às vezes exageram no lirismo, mas bem ou mal eles têm um produto competente nas mãos PARA QUEM GOSTA do estilo deles... Para quem é da marmita, fugiu d estilo que EU gosto, fodeu! é tudo merda!

Pior é a galera que quer ADIVINHAR os sentimentos das pessoas! Sim... existem grande teóricos das hqs nacionais que fazem isso. Por exemplo: Marcelo Cassaro escreveu a trilogia O Brilho de um Pulsar para a revista Turma da Monica Jovem. Eis os comentários:

Panelinha: ele deve estar hiper feliz e orgulhoso em ver seu roteiro sendo lido por um número de pessoas que ele nunca conseguiu alcançar, mesmo com a ótima Holy Avenger! A TMJ melhorou muito com a chegada dele... blá, blá, blá.

Marmita: o Cassaro deve estar hyper frustrado em ver que a merda da Holy Avenger naufragou e agora ele virou empregado do Mauricinho. E de boa... tá uma merda esse trablho dele... blá, blá, blá.

Meu Deus...

Mercado podre.

E a culpa é dos mercadores e dos clientes.

Por isso que às vezes eu dou graças à Deus que o meu Turn to Fall é pouquíssimo conhecido - uma coisa realmente entre amigos. Chego a sentir nojo só de pensar que tem um punheterozinho de plantão elogiando meu desenho ruim e chamando de "estilo pessoal" ou um Marmitex dizendo que minha hq é uma merda "igual a TUDO que sai de nacional".

De boa... se o mercado de quadrinhos nacionais é assim então eu dou GRAÇAS A DEUS de não entrar nele. Existem coisas mais elevadas para se fazer, e que certamente dão MUITO mais dinheiro.

Não é à toa que quem é bom mesmo está na publicidade ou em outra área MUITO mais significativa. Não vale a pena...
Jacaranda
Jacaranda
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 138
Data de inscrição : 22/03/2009
Idade : 39
Localização : ABC

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por wilton pacheco Sex Abr 10, 2009 6:25 pm

Mais um irado na lista, seja bem vindo.
Sobre o Turn Fall, independente do desenho ser autoral, e por isso ter um estilo meia boca, afinal desenhar fanzine é complicado, a gente não ganha nada com isso... o HQ experimental que se refere, que trata de um sujeito protestante (amish) do século XVIII se naõ me engano, que não se adapta ao meio, tem um roteiro muito bom, uma linguagem rara no nosso país, e, principalmente, continuidade. Isso não é pouco.
wilton pacheco
wilton pacheco
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 241
Data de inscrição : 19/12/2008
Localização : Curitiba

http://arteiroverde.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Ricardo Andrade Sáb maio 02, 2009 12:28 am

Jacarandá, entendo o que você quer dizer, quando diz que a produção de quadrinhos no Brasil acaba imitando o que é feito fora - e confesso que acho um pouco pior quando vejo como os modismos afetam isso: mangá virou a coisa, e todo mundo passa a fazer mangá, a pensar como mangá, a utilizar os maneirismos do mangá...

Nós mesmos, do zine, temos culpa no cartório. Quem nos ler, verá como rodopiamos em volta dos quadrinhos internacionais, e pior, especificamente americanos, especificamente Marvel e DC.

Acho que os quadrinhos brasileiros antigos devem ser vistos em perspectiva. Se tivemos mulheronas gostosonas, e os roteiros giravam em torno disso, bem... era a época, não? Acho que super-valorizar isso é furada; a coisa não é boa só porque é brasileira, ou só porque é antiga. Mas os roteiros do Batman e do Superman (por exemplo) dos anos 40, 50, 60, eram idiotas, comparados com os de hoje.

Acho que parte do que você critica tem a ver com o fato de que quadrinhos, no Brasil, acabam sendo feitos por desenhistas, em última análise. Não temos uma indústria organizada, que empregue autores e artistas. Steve Ditko criou o Homem-Aranha, mas quem escrevia era Stan Lee, que também escrevia o Quarteto Fantástico, maravilhosamente desenhado peo Jack Kirby. Temos Neal Gaiman, Alan Moore, uma miríade de gente escrevendo maravilhosas histórias, e maravilhosos artistas fazendo fila para ilustrá-las.

Aqui? Bom, para começar, uma HQ não é HQ sem desenhos. Sem um artista, não rola. Vira livro... Mas sem um autor? Fácil... bons desenhos atraem a atenção. Só não sei se seguram uma revista por muito tempo.

Você não quer escrever sobre isso para o zine?
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Nano Falcão Sáb maio 02, 2009 12:14 pm

O problema não são os roteiristas ruins. O problema é que existem pouquissimos roteiristas. Ou poquissimos que tem oportunidade de publicar. Porque a maioria das HQs produzidas no Brasil, principalmente as alternativas por meio undergrounds - fanzines, internet, produção própria - os desenhistas escrevem suas próprias histórias.

Acontece nos quadrinhos brasileiros algo que é muito comum na música: neguinho sabe tocar muito bem guitarra e acha que pode ser vocalista. Em Florianópolis conhecia uns três ou quatro desenhistas talentosos, que tem algum futuro pela frente, mas o problema é que eles insistem em fazer suas próprias histórias, e, na minha opinião são muito fracas.

No final das contas esse pessoal nunca vai ser "autor" realmente, eles vão acabar, fatalmente, virando desenhistas pro mercado gringo ou "clones" do maurício de souza. É o que geralmente acontece.

Agora, pelo menos existe a profissão desenhista. Escritor de revista em quadrinhos, não existe. Tem meia duzia que faz isso como "bico" ou por hobby, mas fica nisso.

O André Diniz, um dos escritores mais razoaveis da "nova geração" - embora não goste de tudo dele, não gostei daquela série "espírita" dele por exemplo - só conseguiu publicar os primeiros gibis porque PAGAVA pros desenhistas pegarem o trabalho.

Então voces veem a obtusidade do desenhista nacional que recusa um roteiro como FAWCETT, a ponto do Diniz ter que pagar pra ve-lo desenhado. Certo, dá trabalho e o desenhista merece receber por ele. Mas o roteirista também. No geral, o cara no brasil pra ser escritor tem que se auto-financiar, pagar o desenhista, e pagar a impressão, senão não rola. E daí o que acontece é que são impressos e publicados não os melhores roteiristas, mas os roteiristas que TEM GRANA. E daí ficamos com essa impressão da jacarandá de que os roteiristas são ruins, em geral. Uma vez que eles estão "pagando a conta", eles podem ser os piores do mundo, mas eles são os unicos que conseguem meios de serem publicados.

Enquanto isso, a turma do "deixa que eu toco, canto e componho" sozinho fica fazendo suas "clementinas de jesus" por aí.
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Ricardo Andrade Sáb maio 02, 2009 12:35 pm

A Clementina de Jesus era ótima... rs

De qualquer modo, eu concordo com você. E a tradição lá fora é oposta, quase: Dashiell Hammett escrevia o X-9, que o Alex Raymond desenhava... E os grandes quadrinhos clássicos, mesmo quando criados por desenhistas, tinham textos elogiados. Milton Caniff, por exemplo, que eu nunca li, mas li a respeito: além de desenhar maravilhosamente, escrevia textos muito acima da média. Hal Foster foi e criou o Príncipe Valente, e não me consta que outra pessoa escrevesse...

No fim das contas, falta-nos valorizar o escritor também, porque o desenhista tem um brilho mais "óbvio", no sentido de que uma cena bem desenhada é admirável no primeiro segundo, mas um texto bem escrito demanda um esforço de leitura. Às vezes, uma história leva alguns números para revelar-se brilhante.

Meus alunos adolescentes, para minha total surpresa, preferem assistir DVDs dublados porque com legenda "precisa ler".

Será que o buraco é mais embaixo?

Se bem que acho que a Jacarandá estava criticando especificamente uma galera que acha SÓ a Velta o máximo porque ela é a Velta e foi publicada aqui há 30 anos, e uma galera que acha a Velta péssima porque ela foi publicada aqui...
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por InVinoVeritas Sáb maio 02, 2009 6:55 pm

Olha só: temos aqui algumas coisas em comum. Somos todos roteiristas tentando publicar no mercado nacional. Não, não. Sem falsa modéstia. Todo mundo que escreveu aqui até agora. Não venha o Nano me dizer que nunca pensou em publicar Imagine no papel.

Minha experiência pessoal, com o Urubu: já tentei dar três começos pra coisa. As três vezes o projeto não foi adiante por responsabilidade do desenhista. Primeiro, a parceria com o Diangello, que acabou se dissolvendo depois de um ano, tudo acertado com uma editora porque o roteiro e a arte haviam ganho um concurso nacional. Verdade seja dita, essa dissolução foi de minha parte, havendo deixado claro que depois de um ano eu não queria queimar meu filme com editora de quadrinhos nacionais por causa de atrasos com a arte e o desenhista estava indo por um caminho que eu não aprovava, falando em fazer todas as páginas que faltavam (umas 60) em 30 dias, e tal. Resolvi encerrar pra ter um pouco de controle do personagem e não ver um desenho apressado. Duvidei que fosse ser ou estivesse sendo desenhado. Pronto, falei. Os prazos iam passando um depois do outro. E eu, estressado. Desisti.

O segundo desenhista acabou de sentar em cima do projeto. Mesmo com páginas pagas (por contrato... com esse desenhista não cheguei a pagar grana alguma) ele resolveu depois de um tempo que não tinha tempo para o projeto. Pediu desculpas, e fez o possível para encontrar outro desenhista. Conseguiu, mas iria demorar um tempo para começar.

O terceiro desenhista não está desenhando, também, como os dois anteriores, passou por problemas como quebras de computador, problemas de saúde. Podem me chamar de cético, mas eu não acredito mais nessas coisas. Não espero velocidade sobre-humana, nem fecho minha cabeça pra discussão. Mas não escuto mais esse tipo de coisa.

Depois de escolado em lidar com desenhistas nacionais, estou tirando um curso de direitos autorais e pedi a ajuda de amigos meus, advogados, para realizar um contrato que impeça o desenhista de recuar sem me pagar de volta tudo o que investi. O Wilton leu o contrato, pode comentar como é. A verdade é que, frente a todas essas dificuldades, estou pensando em desenhar eu mesmo, mesmo que leve muito tempo mais e não fique tão bom quanto ficaria caso fosse desenhado por um profissional competente. E a causa é uma só: pela minha relação com a produção nacional, a grande gama dos desenhistas daqui ou não é profissional, ou não é competente.

Por isso tenho buscado criar roteiros sem esperar nada deles. Um dia, talvez. Distribuo para os amigos que ocasionalmente pedem, sem grandes esperanças ou expectativas de vê-los desenhados: gostaria de ver as histórias saírem, mas não coloco mais muito de mim nisso. Tento me forçar a não esperar nada. Em último caso, o roteiro em si serve como port-folio. Mas atentem: os amigos (vocês sabem quem são Very Happy ) não colocam na mesa falsas esperanças, e nem eu busco uma definição ou forço a barra. Se sair, saiu. E isso tem um mundo de diferença, se você pensar a respeito.

O ponto nevrálgico do trabalho de todo desenhista com que interagi nesse tempo todo tentando alavancar o personagem tem sido esse, mesmo: o trabalho. Na hora de querer fazer as coisas, de realmente botar as mãos na massa e tentar melhorar um pouquinho a mediocridade da produção nacional de quadrinhos, o pessoal falha. Mesmo que seja um dos que pula na frente na hora de defender uma linha nacional de mais qualidade, e tal. Primeiro, a vida, claro. Depois choveu. E depois o computador começou a fazer um barulho engraçado... e depois teve um feriado. Tenha dó, feriado não. Olha só, vou só ali levar a roupa pra lavar e depois eu faço... ups... parei no caminho pra falar com um chato e não deu tempo... como se o caminho não fosse árduo, como se não levasse tempo e dedicação pra esse tipo de coisa acontecer.

Eu reparei que o pessoal achou meio estranha minha atitude, recentemente quando enviei uns roteiros para umas parcerias. Desanimadora, talvez. Eu não desisti de nada, continuo acalentando os projetos, e (tenho a impressão) melhorando com vários estudos que estou fazendo. Só não achei legal o jeito que minhas incursões anteriores acabaram saindo, e não quero investir muito sentimento em novas tentativas.

Agora mesmo eu e o Wilton estamos nos programando pra trabalharmos juntos em uma GN futura e eu sou um dos chatos que dão palpite no magistral 500 Dias que ele está realizando. Urubu não sei mais, tou mais pra esquecer o personagem até, no futuro, reformular ele completamente.

E vou fechar aqui com uma frase de efeito que acho que cabe como uma luva: gente, não tem nada de errado com o mercado nacional de quadrinhos. O que eu sinto é que tem muita gente esperando talentos surgirem pra investir. Há recursos, há interesse, há até financiamentos governamentais para alavancar isso. Os profissionais do mercado nacional é que precisam ser repensados.
InVinoVeritas
InVinoVeritas
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 306
Data de inscrição : 17/12/2008
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por wilton pacheco Dom maio 03, 2009 2:56 pm

Tinha um carinha de uma família muito, mas muito pobre. Onde o pai foi um ex-combatente nas guerras napoleônicas e agora dava duro como pastor para alimentar a numerosa família.
O nome desse pequeno, um dos filhos do pastor alemão, era George Bernhard Riemann. Com alimentação regrada, algumas doenças esporádicas, esse menino tímido queria ajudar a família de alguma forma, para isso estudou religião para virar pastor.
Só que o cara era muito bom com os números, tão bom, que o pai resolveu juntar com muito esforço uma grana para mandar o filho, com então 19 anos para a renomada Universidade de Göttingen, onde ele veio a conhecer nada mais nada menos que o super, mega, fantástico matemático Carl Friedrich Gauss. Gauss é tão importante, mas tão importante que se citarmos os maiores matemáticos da história falaremos de Arquimedes, Isaac Newton e Carl Gauss.
Mesmo assim, ajudando Gauss, trabalhando por 16 horas para proteger o rei e estudando Riemann ainda comia precariamente e sua saúde que já não era aquelas coisas ficava ainda mais prejudicada.
Então Gauss pediu ao sujeito que escrevesse e apresentasse um estude sobre os elementos eucidianos. Aqueles teoremas de segundo grau que diz que a soma interna dos triângulos é igual a 180 graus, que 2 vezes pi vez o raio é igual o perímetro da circunferência, etc, etc.
Para Riemman aquilo era algo sem vida, rasa demais. Pois só funcionava quando pensávamos em superfície plana. Se encurvássemos a folha que esta desenhada o triângulo, aí a geometria Euclidiana deixava de funcionar.
O caso é que ao fazer isso estamos mudando de uma dimensão para outra, elementos de duas dimensões sendo trabalhadas tridimensionalmente.
Confira, Pitagora, o triângulo retângulo é A2=b2+C2 ou seja, um lado do triângulo retângulo visto b elevado ao quadrado, mais outro lado do triângulo visto com c elevado ao quadrado é igual o lado maior do triângulo elevado ao quadrado. Extrapolando para a terceira dimensão teríamos lado B elevado ao quadrado do cubo mais o lado c elevado ao quadrado do cubo, mais o lado d elevado ao quadrado do cubo é igual a a diagonal do cubo elevado ao quadrado, ou seja: A2=B2+C2+D2 .
Extrapolando podemos trabalhar com o hipercubo também, ou seja, o cubo da quarta dimensão, que seria A2=B2+C2+D2+E2
Ele estava trabalhando também no laboratório de Gauss e começou a imaginar que sua matemática que extrapolava de varias formas a matemática da geometria euclidiana poderia ser aplicada no eletromagnetismo. Com uso de matriz quadráticas, planos com curvaturas positivas e negativas, ele enxergou um potencial que poderia expressar o espaço multidimensional e unificar as leis da física.
A idéia do hiperespaço, buraco da minhoca nascia ali e Riemann estava disposto a apresentar a resolução que tinha chegado que permitiria dar uma descrição unificada da eletricidade e da luz. Lamentavelmente seus sucessos não significavam dinheiro. E ele não tinha condições de se alimentar e se cuidar. Esgotamento nervoso atrás de esgotamento nervoso, pobreza contínua até que um dia ele foi designado para o ambicioso cargo de Gauss... tarde demais. A vida de pobreza já havia arruinado sua saúde vindo a morrer de turbeculose aos 39 anos.


Última edição por wilton pacheco em Dom maio 03, 2009 3:58 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : revisão)
wilton pacheco
wilton pacheco
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 241
Data de inscrição : 19/12/2008
Localização : Curitiba

http://arteiroverde.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Ricardo Andrade Dom maio 03, 2009 3:46 pm

Ou seja, Wilton, estamos todos fritos.
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por wilton pacheco Dom maio 03, 2009 4:04 pm

Sim e não, o nosso futuro é o pior que podemos imaginar. Por isso estamos perdendo tempo seguindo caminhos errados se quisermos algo a mais. Dentro de nossos recursos e tempo, é bom pegarmos a calculadora, ler exemplos do passado e do presente e planejar bem planejado com uma boa visão, e seguir este plano base com alterações no percurso. Um pouco de materialismo históricos, matemática, visão tecnossocial podem amenizar muita coisa de nosso futuro trágico.
O fim de Riemann seria trágico de qualquer forma, a Alemanha entrou em guerra, se ele não fosse matemático seria pastor igual ao pai. E teríamos mais um apagado no mundo. No momento que o pai investiu com tudo que podia no filho, acabou alterando sensivelmente o futuro de Riemann. E assim ele próprio foi lembrado por causa do filho. Tudo o que estamos vendo sobre o mundo Quântico, o próprio funcionamento deste computador tem o principio multidimensional de Riemann. E questões astronômicas como Big Bang, buraco negro, buraco de minhoca também. ele deixou um legado gigante que possibilitou uma continuidade em Maxwell e Einstein. E o cara foi o que teve coragem de quebrar uma tradição de dois mil anos de Euclides que dizia que a quarta dimensão era uma piada. Mesmo Gauss não teve essa coragem (ele tinha sim capacidade disso).
O caso é que Riemann não tinha condições estruturais nenhuma de desenvolver o que desenvolve. Estavam em guerra, boa parte do dia dele era gasto para proteger o rei do povo. E essa sequência exaustiva é que levava a ele a tantos esgotamentos nervosos. Não estou falando de estrelas que nasceram pobres e atingiram um grande sucesso. Estou dizendo que temos muita gente de talento que acaba fazendo uma coisa ou outra primeiro pelo desejo de fazer e depois por uma seqüência de acasos.
Temos que trabalhar essa seqüência de acasos.
wilton pacheco
wilton pacheco
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 241
Data de inscrição : 19/12/2008
Localização : Curitiba

http://arteiroverde.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por snuckbinks Seg maio 04, 2009 7:19 am

Ainda não li... mas já marquei aqui pra ler... isso parece ser um tema oportuno praquela coluna DEBATE no FARRAZINE.
snuckbinks
snuckbinks
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 744
Data de inscrição : 17/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Nano Falcão Seg maio 04, 2009 11:10 am

Interessante o relato do Vino. Embora nem de longe eu me compare a um cara genial e talentoso como ele, acho que de vez em quando eu tenho uma idéia criativa ou outra, e isso abre algumas possibilidades.

Tive algumas desilusões com desenhistas também. A primeira vez que a oportunidade se abriu foi quando eu escrevia fanfictions. Sim, podem rir. Mas aquilo foi uma escola pra mim, aprendi a planejar as histórias antes, a construir tramas de longo prazo para a série no geral, e a trama focada de cada episódio. Mas foi numa fanfiction que não tinha cara de fanfiction que um desenhista entrou em contato comigo, o Alex Fortunato. Ele disse que já tinha trabalhado até pra Continuity, a editora do neal adams, mas isso tinha sido anos atrás, estava enferrujado, mas tinha lido minha fanficticon "Pacto Diabólico", sobre uma história alternativa do Dr. Estranho, e queria desenhá-la. "Escuta, eu tenho umas idéias pra séries próprias, não quer ver?" "Não, eu quero desenhar um personagem da Marvel". Ou seja, como não era nosso, jamais poderiamos publicá-lo. Mas me rendi, e pensei "o que custa?" - Adapta então, eu disse no email.

Mas então: "Por que você não faz o roteiro? Eu prefiro trabalhar com tudo detalhadinho". E lá fui eu que não tinha escrito um roteiro pra HQ na vida tentar fazer um - e é um saco, desde então li alguns livros sobre o assunto, o que melhorou um pouco as coisas, mas confesso que nunca tive muito prazer em fazer um roteiro "no modo Alan Moore" de fazer quadrinhos. Mas graças ao Alex, aprendi o que reescrever, a não colocar muitos quadrinhos por página, etc. Ele chegou a esboçar as dez primeiras paginas. A idéia era colocar na net, fazer uma versão em ingles, e nos divulgarmos nos States! Sim, sonhar não custa nada... Mas vai fazer uma HQ de 60 paginas sem cash nenhum... O pique acabou, o meu computador estragou (sim, vino, isso também acontece com os escritores!) não entreguei as paginas do roteiro que ainda faltavam, e o Alex também não finalizou as paginas que tinha nas mãos.

Então, a vida traga a gente, e quando eu estou num emprego que me faz viajar um monte, mas não me deixa tempo pra mais nada. Quando eu me estabeleço, estou numa cidade pequena, justamente com o projeto de ter mais tempo pra escrever, pra me desenvolver. Mas adivinha: o que deveria ser apenas um ganha pão, uma forma de ganhar dinheiro, enquanto a minha ambição é outra, bom, cresce e toma todo o meu tempo. Tive mais umas tres tentativas de escrever HQ desde então, achei desenhistas pra isso, mas todos deixaram na mão... Tinha chegado a conclusão que o negocio era juntar grana prapagar alguem. POrque neste pais não publica-se o roterista bom ou ruim,se publica o roterista que paga pra ser publicado. Mas falta cash, continua faltando cash.

Então hoje me encontro nessa encruzilhada... Há duas semanas tinha dado um tempo no jornal que eu sou sócio, com a proposta de vender a minha parte, após uma briga feroz com meu sócio. O fato é quem em duas semanas o bastardo descobriu que sem o idiota aqui a coisa não anda, e já veio no fim de semana implorar pra eu continuar na firma. O problema é que se eu preciso deste dinheiro, está claro que este trabalho me esgota, toma excessivamente meu tempo, e eu estou há tres anos patinando e não desenvolvendo nada como escritor. Tem gente que consegue fazer cinquenta coisas ao mesmo tempo, eu não. Já tentei, mas não funciona comigo. Por um lado a grana do jornal me garante acesso a cultura que eu tanto preciso - livros, equipamentos eletronicos, tranquilidade economica quanto a comida e vestuário, luz, internet, etc - mas por outro eu simplesmente estou odiando a minha vida nos ultimos meses. Ano passado a depressão me tirou até do Farrazine, toda a energia que eu tinha era gasta com o jornal.

Isso não tem nada a ver com o tópico, mas senti necessidade de desabafar, e quem sabe ouvir algumas opiniões que me ajudem a tomar uma decisão, porque simplesmente não sei o que fazer... Se eu realmente vender a sociedade, ficarei com alguma grana que pode me garantir certa estabilidade por seis meses, um ano no maximo. Não sei como estará o mundo depois disso, se terei emprego por aí ou não, com essa crise e tudo mais. Mas se eu aceitar, não acho que vá conseguir escrever ficção sendo absorvido como sou pelo jornal, trabalhando seis dias por semana, e quando chega o domingão as vezes fazendo reportagens emergenciais, fora quenão aguento ver um computador na minha frente. Vou estar ganhando mais ou menos, nada vai me faltar, mas sinto que estarei jogando esse tempo fora, que estou jogando a minha vida fora, se é que me entendem. Claro que eu posso estar com a grande ilusão que poderei ser mais do que um jornalistazinho do interior de SC, mas porra, eu nem ao menos tentei pra fracassar. Eu gostaria de fracassar, antes de desistir das coisas pelo menos. POrque sempre vou ficar com aquela pergunta: e se eu tivesse conseguido?
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Kio Seg maio 04, 2009 12:30 pm

Eu sei bem como é isso, Nano.

Meu problema sempre foi o de protelar as coisas que eu quero e, pior ainda, as coisas que eu preciso fazer para melhor minha qualidade de vida.

Quando se tem gás e menos idade, parece que essa "perda de tempo" não é um problema. Mas agora, com meus 37 anos, vejo que quanto menos eu fizer HOJE, menos eu farei na vida.

2010 é meu deadline. Patroa estará formada em Direito e então irei correr pra fazer um monte de coisas.

Já me disseram (com um ar sarcástico e perturbador) que o tempo somos nós que fazemos. Ainda não consegui responder que a pessoa tinha razão. Espero conseguir um dia.

É preciso lutar pra não se deixar abater. Acho que não existe felicidade, apenas momentos felizes e, se a pessoa não está em paz, esses momentos rareiam. Posso dizer que tô nessa fase, hoje em dia.

Mas continuo lutando. E saber que tem gente que está disposto a lutar junto, é um incentivo.

Você sabe que pode contar com isso. Smile
Kio
Kio
Editor aposentado
Editor aposentado

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Quanto menos eu fizer HOJE, menos eu farei na Vida. (K-IO)

Mensagem por wilton pacheco Seg maio 04, 2009 3:59 pm

"Quando se tem gás e menos idade, parece que essa "perda de tempo" não é um problema. Mas agora, com meus 37 anos, vejo que quanto menos eu fizer HOJE, menos eu farei na vida..."
Temos mais vinte anos de gás! Tomara que tenhamos mais vinte depois disso. Mas por hora é isso. Very Happy. Arregaçar as mangas.
wilton pacheco
wilton pacheco
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 241
Data de inscrição : 19/12/2008
Localização : Curitiba

http://arteiroverde.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Brontops Seg maio 04, 2009 5:31 pm

Nano,

Estas situações são complicadas. Mas minha opinião é a seguinte: sem feijão não tem sonho.

Teve uma época em meu trampo que fiquei sozinho e com um monte de coisa pra fazer. Depois de uns meses saindo todo dia às 20 horas, fiquei de saco cheio e decidi: "Agora vou trabalhar pra não precisar ficar todo este tempo preso aqui dentro". Fiquei umas semanas, saindo 21 e meia e pensando e repensando o trampo, replanejando tudo. Então, consegui. Tornei um monte de tarefas automáticas e outras consegui gente para me ajudar. Não sei como é sua situação aí: se tem gente com capacidade pra ajudar ou não. Se for o caso, busque outro trampo. Mas antes de queimar o navio, garanta seu bote salva-vidas. Eu odeio este papel de "anti-livro-de-auto-ajuda", mas a verdade é que conheço um monte de gente "artista" que está na pindaíba, muito mais nova que a gente, com muito mais pique pra quebrar a cara e muito mais talentosa (ou menos, tanto faz) ou inteligente. E mesmo estes, com este pique todo, com esta garra toda, com esta vontade toda, às vezes páram e se perguntam: porque não está dando certo?

E sem feijão, não tem sonho.

Se tudo sempre desse certo, não seria preciso planejamento. E todo mundo precisa de um pouco de planejamento. Uma cabeça pessimista (que irá verificar se os estepes estão calibrados e se os freios estão ok antes de viajar; que irá levar o baralho e o Imagem & Ação pro caso de chuva) e um coração otimista (que vai cantar e fazer piada quando o carro estiver parado na estrada durante o feriadão; que irá levar o protetor solar e as camisinhas).

Não faça nada sem traçar direitinho o que vc quer. Eu também preciso dar uma parada de vez em quando (tô com duas crianças pequenas em casa e ainda por cima tem o trampo e a mulher): uso o tempo do metrô ou do ônibus pra rascunhar minhas ideias, uma distração no trampo pra escrever um pouco, uso a madrugada se eu aguentar. Mas é assim.

Cuidado que a emoção é péssima conselheira. Cabeça fria!

cyclops
Brontops
Brontops
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 236
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Brontops Seg maio 04, 2009 5:34 pm

uma sugestão: leia o último capítulo do livro Istambul, de Orham Pamuk. É uma autobiografia romanceada da juventude do autor, misturada a ensaios e pensamentos... Pode ficar meio chato, ainda mais se vc não conhece a visão oriental do ocidente ou a visão ocidental do oriente. Mas o final compensa o livro. Se quiser, leia só o capítulo final.

Abs
Brontops
Brontops
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 236
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Brontops Seg maio 04, 2009 5:35 pm

E depois eu comento o InVino. Acho que ele chegou no ponto certo. Eu também tive dificuldades com o desenhistas, mas uma outra hora falo nisso.
Brontops
Brontops
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 236
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Nano Falcão Ter maio 05, 2009 12:19 am

Agradeço todo mundo pelos comentários.

Kio, você tem razão, estou com 32, até os 30 eu tinha ilusão que haveria o dia de amanhã. No ano passado, um amigo meu morreu num acidente de automóvel, e acho que parte da minha angustia começou aí. Já tenho tres bons amigos mortos (e todos morbidamente em acidentes de automóvel), talentosos e jovens, e que não tiveram oportunidade de demonstrar todo o seu potencial.

Desde então fiquei com esta certeza de que ninguém é para sempre, e que eu não sei realmente o dia de amanhã. É um pensamento mórbido, mas infelizmente, isto está me pesando, e faz tempo. Muita gente nessa idade pensa em segurança financeira, em se preparar para definhar e envelhecer confortavelmente. Eu ainda alimento aquele espectro de esperança de fazer algo mais. O que, ainda não sei se irá me satisfazer. Mas sei que não posso deixar, como sempre fiz, as coisas pra depois. O melhor momento é agora, como inteligentemente diz aquele baner do nosso amigo Soares.

Cheguei num acordo hoje com meu sócio. Continuo dono de metade do jornal, mas irei trabalhar menos, e vamos contratar mais um jornalista/diagramador que irá cobrir as demais pontas. Por causa disso, vou ganhar um pouco menos, mas terei mais tempo livre, menos stress - espero - e assim poderei me organizar para trabalhar com coisas materialmente menos lucrativas, mas espiritualmente mais enriquecedoras. Seja como for, será uma experiência, quero ver o quanto isto funciona. E desde já agora ando com o pé atrás, e irei pensar numa poupança para as "vacas magras".
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Rodrigo! Ter maio 05, 2009 9:18 am

Nano Falcão escreveu:
Cheguei num acordo hoje com meu sócio. Continuo dono de metade do jornal, mas irei trabalhar menos, e vamos contratar mais um jornalista/diagramador que irá cobrir as demais pontas. Por causa disso, vou ganhar um pouco menos, mas terei mais tempo livre, menos stress - espero - e assim poderei me organizar para trabalhar com coisas materialmente menos lucrativas, mas espiritualmente mais enriquecedoras. Seja como for, será uma experiência, quero ver o quanto isto funciona. E desde já agora ando com o pé atrás, e irei pensar numa poupança para as "vacas magras".

Nano, desculpe perguntar, mas um diagramador pagando quanto? *-*
Rodrigo!
Rodrigo!
Apagatti Cinzento
Apagatti Cinzento

Mensagens : 1435
Data de inscrição : 20/12/2008
Idade : 52
Localização : Zona Sul... da cidade de SP =D

http://batsinal.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Nano Falcão Ter maio 05, 2009 11:12 am

Rodrigo! escreveu:
Nano Falcão escreveu:
Cheguei num acordo hoje com meu sócio. Continuo dono de metade do jornal, mas irei trabalhar menos, e vamos contratar mais um jornalista/diagramador que irá cobrir as demais pontas. Por causa disso, vou ganhar um pouco menos, mas terei mais tempo livre, menos stress - espero - e assim poderei me organizar para trabalhar com coisas materialmente menos lucrativas, mas espiritualmente mais enriquecedoras. Seja como for, será uma experiência, quero ver o quanto isto funciona. E desde já agora ando com o pé atrás, e irei pensar numa poupança para as "vacas magras".

Nano, desculpe perguntar, mas um diagramador pagando quanto? *-*

Putz, Rodrigo, camarada, já tinhamos em vista uma pessoa, que é um amigo meu que é tanto jornalista quanto diagramador, e o que eu mais precisava era alguem pra me cobrir nas duas frentes... O cara já estava em stand by até pra me substituir na firma, caso eu realmente saisse. Wink
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Rodrigo! Ter maio 05, 2009 11:17 am

rsrsrs
tuuuudo bem Smile Mas se precisar de um diagramador... Wink (por que jornalista eu nunca fui Embarassed )
Rodrigo!
Rodrigo!
Apagatti Cinzento
Apagatti Cinzento

Mensagens : 1435
Data de inscrição : 20/12/2008
Idade : 52
Localização : Zona Sul... da cidade de SP =D

http://batsinal.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Nano Falcão Ter maio 05, 2009 12:37 pm

Rodrigo! escreveu:rsrsrs
tuuuudo bem Smile Mas se precisar de um diagramador... Wink (por que jornalista eu nunca fui Embarassed )

Pode deixar, se pintar oportunidade, você vai ser o primeiro a saber. Smile
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Rodrigo! Ter maio 05, 2009 12:42 pm

Valeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu!
Rodrigo!
Rodrigo!
Apagatti Cinzento
Apagatti Cinzento

Mensagens : 1435
Data de inscrição : 20/12/2008
Idade : 52
Localização : Zona Sul... da cidade de SP =D

http://batsinal.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Brontops Ter maio 05, 2009 12:47 pm

...Lembrem-se que o Saramago começou bem tarde... Acho que já na terceira idade.

Eu tenho cá comigo a certeza que quanto mais se vive, melhor se contam histórias... Só precisa tomar cuidado pra não deixar a vida engolir o sonho que vc tem.
Brontops
Brontops
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 236
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Nano Falcão Ter maio 05, 2009 1:46 pm

Brontops escreveu:...Lembrem-se que o Saramago começou bem tarde... Acho que já na terceira idade.

Eu tenho cá comigo a certeza que quanto mais se vive, melhor se contam histórias... Só precisa tomar cuidado pra não deixar a vida engolir o sonho que vc tem.

O Saramago começou com 59...

Mas ele falou um negócio interessante, que ele só começou a escrever ficção pra valer porque decidiu viver disso. Ele trabalhava ainda na época como jornalista, e sempre adiava os livros que tinha pra escrever, ocupado como estava com a profissão. Até que um dia ele decidiu que se forçasse a depender daquilo pra vender, ele não teria outra opção do que senão escrever. E assim, após pedir demissão ou ser demitido do ultimo jornal que trabalhara, começou o rascunho de "Levantado do Chão".
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Brontops Ter maio 05, 2009 3:41 pm

E tem a Susan Boyle...

Parece que ela só entrou no programa de Talentos porque a mãe dela havia morrido e ela não precisava mais cuidar da velhinha.

pirat
Brontops
Brontops
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 236
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo: Mercado Podre... Empty Re: Desabafo: Mercado Podre...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos