Central dos Apagatti
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Editorial do 13

5 participantes

Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Editorial do 13

Mensagem por Ricardo Andrade Dom Ago 30, 2009 12:09 pm

Cidadãos!

O assunto é delicado.

E a pergunta que palpita nos coraçõezinhos apertados de nossa nação é:

Como eles fazem aquela coberturinha lisinha e durinha?

E mais, muito mais ainda: para quem eles fazem aqueles azuis, com sabor de anis, de que ninguém gosta?? Aquilo não é para humanos!! Quem é a clientela secreta para quem eles fabricam aqueles sinistros delicados azuis??! Onde está Jack McGee, quando mais precisamos dele?? De qualquer modo, sempre tivemos a ombridade de preferir jujuba. Mas divagamos.

Caríssimos, é chegado o tempo em que a pergunta importante não é mais “Quem matou Salomão Ayala?”, mas “Quem diabos é Salomão Ayala?!” O tempo passa, a referência cultural passa, a uva passa, a criatividade para piadas referenciais esgota-se catastrófica e vergonhosamente. Odete Roitman recolhe-se, constrangida. Poucos percebem.

O tempo passa, dizíamos. A passagem do tempo é só de ida, e a viagem não acaba nunca: nós é que saltamos em certas estações, quando acaba o valor do bilhete. O trem prossegue na noite escura.

Nosso bilhete ainda não acabou.

A passagem do tempo trouxe-nos a esta edição de número 13 deste periódico, e qual tema mais apropriado poder-se-ia escolher para esta edição que não fosse a superstição? Hein? A inclinação humana para valorar magicamente elementos e eventos de outro modo totalmente cotidianos, por vezes buscando usá-los para propiciar resultados de outro modo puramente fortuitos? Hein? No número 13? Hein?

Bom, como era para escolher tema mais apropriado para esta edição que não fosse a superstição, como dissemos, resolvemos não escolher tema nenhum, por falta de consenso. E, também, achamos que esse negócio de superstição dá um azar danado. E ainda se diz que Deus morreu, Nietzsche morreu, Marx morreu, Freud morreu, e eu já estou com uma tossezinha seca que me dá um dor aqui do lado. Eu é que não fico mais aqui.

Só na próxima edição.
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por Ricardo Andrade Dom Ago 30, 2009 12:10 pm

Digam o que acham.
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por Rodrigo! Dom Ago 30, 2009 12:16 pm

Se eu disser "Excelente" você acredita?
Rodrigo!
Rodrigo!
Apagatti Cinzento
Apagatti Cinzento

Mensagens : 1435
Data de inscrição : 20/12/2008
Idade : 52
Localização : Zona Sul... da cidade de SP =D

http://batsinal.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por Ricardo Andrade Dom Ago 30, 2009 2:19 pm

Se for verdade, sim. Rs...
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por jluismith Qua Set 02, 2009 1:09 pm

Ricardo, excelente, mesmo. Com toda a sinceridade. Já começa o zine com o pé-direito Very Happy
jluismith
jluismith
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 225
Data de inscrição : 19/01/2009

http://justwrappedupinbooks.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por Jacaranda Qua Set 02, 2009 8:23 pm

Estou justamente escrevendo uma série de tirinhas sobre Dicas para o Jornalista do Futuro e uma delas inclui um "how to make" um editorial. Vc me deu uma idéia! Very Happy


A propósito, bem legal! - e cuidado com a gripe! Morrer aos 45 minutos do segundo tempo por causa desta porcaria é MUITO azar! Razz
Jacaranda
Jacaranda
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 138
Data de inscrição : 22/03/2009
Idade : 39
Localização : ABC

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por Ricardo Andrade Qua Set 02, 2009 9:52 pm

Agora eu quero saber dessa ideia que eu te dei, Jacarandá...

E a gripe é fake, queridos, só pra constar no Editorial.

Obrigado, JLuis... Eu tento fazer coisas legais, mas eu nunca sei o que serão... O "delicado" surgiu literalmente minutos antes de eu escrever. Ia seguir pelo Salomão Ayala... E eu gostei da coisa do tempo, no meio, quase poético...

Eu me divirto com esses Editoriais e com o Expediente mais do que com qualquer outra coisa da revista...
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por jluismith Qui Set 03, 2009 7:12 am

Esse humor stream of consciousness que você consegue fazer é o tipo de coisa que eu sempre respeitei, ainda mais com esse pequenos toques poéticos que você insere. Very Happy

(estou lendo sobre crítica literária e tá dando nesse tipo de comentário...)
jluismith
jluismith
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 225
Data de inscrição : 19/01/2009

http://justwrappedupinbooks.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por Kio Qui Set 03, 2009 8:01 am

jluismith escreveu:Esse humor stream of consciousness que você consegue fazer é o tipo de coisa que eu sempre respeitei, ainda mais com esse pequenos toques poéticos que você insere. Very Happy

(estou lendo sobre crítica literária e tá dando nesse tipo de comentário...)

Uau... é isso mesmo. É o comentário que eu estava procurando fazer. Tirou as palavras de minha boca. Assino embaixo completamente. Justamente a minha opinião. Sintonia total. bounce

Spoiler:
scratch

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Kio
Kio
Editor aposentado
Editor aposentado

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por jluismith Qui Set 03, 2009 8:08 am

lol!
jluismith
jluismith
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 225
Data de inscrição : 19/01/2009

http://justwrappedupinbooks.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por Ricardo Andrade Sáb Set 05, 2009 7:08 pm

Se eu entendi, e se "stream of consciousness" significa fluxo de consciência, tem tudo a ver... E eu nem sabia! Eu começo por uma frase inicial. Às vezes, tenho uma ideia no meio. Começo a fazer aquilo se sacudir na minha cabeça. Aos poucos, vou descobrindo, mais do que forçando ou produzindo, pequenas maluquices, pequenos jogos de palavras, pequenos significados onde nada havia. E uso.

Curiosamente - e isso sugere como funciona o inconsciente, ao menos o meu - geralmente essas pequenas maluquices que eu descubro, que não estavam lá, e que eu não pus lá, se encaixam lindamente com o que eu tinha pensado antes. A frase inicial, geralmente, uma bobagem de efeito sem maiores intenções, e/ou a coisa que eu penso para o meio.

É bem idiota dizer isso, mas eu tenho menos trabalho com essas coisas do que com outras. Quero dizer que eu não tenho o esforço intelectual que eu mesmo consideraria necessário e cabível para produzir certas coisas que eu faço, e que eu gosto, e que vocês parecem suportar bem. E não digo isso porque estou me gabando, "é facinho, facinho pra mim", não é nada disso. Nem é facinho. Eu só geralmente sei muito pouco do que estou fazendo, e planejo muito pouco do que consigo. Assim, não me sinto muito merecedor de certos elogios. É como se eu simplesmente tivesse encontrado certas coisas prontas, no chão...

Mas obrigado, JLuis e os outros. E adorei ser analisado com uma expressão tão chique como "humor stream of consciousness"... espero que a consciência siga fluindo!
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por jluismith Sáb Set 05, 2009 8:15 pm

Contamos com isso, afinal, temos mais um monte de grandes edições pela frente Very Happy
jluismith
jluismith
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 225
Data de inscrição : 19/01/2009

http://justwrappedupinbooks.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Editorial do 13 Empty Re: Editorial do 13

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos