FARRAZINE # 9 - PREVIEW
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
K-io .. faltou uma onomatopéia no último quadrinho do Penumbra... (aquela que eu tive preguiça de desenhar!)
Mainardi- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
onomatopéia ou onomatopeia ?
.saco.paróxitona com ditongo aberto? é isso? .saco.nunca fui bom em gramática .saco.
.saco.paróxitona com ditongo aberto? é isso? .saco.nunca fui bom em gramática .saco.
Mainardi- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Mainardi escreveu:K-io .. faltou uma onomatopéia no último quadrinho do Penumbra... (aquela que eu tive preguiça de desenhar!)
Achei desnecessária, Marcelão... ficou bem claro (trocadilho infame) o que aconteceu com o pobre Penumbra.
Kio- Editor aposentado
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Hahahahaha!!! Adorei a do Boanoiteman.
"Essa área é minha!"
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InVinoVeritas- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Senhores, meio a contragosto, alterei boa parte da paginação. Infelizmente, os ausentes continuaram ausentes e tomei medidas para não atrasar mais o lançamento do nº 09.
Abaixo segue a nova paginação e, entre hoje amanhã, passarei o link da versão para revisão.
1 – CAPA – (T) VINO – (D) KIO – (A) DIANGELLO
2 – EDITORIAL / EXPEDIENTE – (T) RICARDO / KIO – (D) KIO
3 – OMBUDSMAN – (T) RAMÓN / VINO - (D) VINO
4 E 5 – TRANSMETROPOLITAN – (T/D) VINO
6 – CHECKLIST – (T/D) SECOLO
7 A 9 – BIOGRAFIA HOWARD – (T/D) SNUCK
10 E 11 – ENTREVISTA CANALES – (T) RAMÓN – (D) KIO
12 E 13 – ANIMES - (T) MURILO - (D) SNUCK
14 A 16 – EUANIMERPG – (T) SNUCK/JAIL/RODRIGO – (D) SNUCK
17 A 24 – ALBARIA – (T/A) WILTON PACHECO
25 A 29 – HQ LUA CHEIA – RICARDO/RAMÓN/RODRIGO
30 A 33 – 15 MINUTOS - (RENATO / RODRIGO)
34 A 36 – O DILEMA DE SCHOEDINGER – (T) RICARDO – (D) KIO
37 – LAGARTIXA (T) NINJAGIRL (D) KIO
38 – POESIAS – (T) SECOLO/NEOLOGICO – (D) SECOLO
39 – A LINGUAGEM DOS ANJOS – (T/D) VINO
40 – PINUP TERMINATRIX – (A) GILENO – (D) KIO
41 – CIDADE LIMPA – (T/A) WILTON
42 E 43 – RASCUNHO STUDIO
44 E 45 - O FANTASMA DO BRIQUE – (T/D) VINO
46 – JABÁ EXTREMEZINE – SNUCK
47 – FARRATOWN – (T/D) KIO – (A) MAINARDI
48 – INSTITUCIONAL
Abaixo segue a nova paginação e, entre hoje amanhã, passarei o link da versão para revisão.
1 – CAPA – (T) VINO – (D) KIO – (A) DIANGELLO
2 – EDITORIAL / EXPEDIENTE – (T) RICARDO / KIO – (D) KIO
3 – OMBUDSMAN – (T) RAMÓN / VINO - (D) VINO
4 E 5 – TRANSMETROPOLITAN – (T/D) VINO
6 – CHECKLIST – (T/D) SECOLO
7 A 9 – BIOGRAFIA HOWARD – (T/D) SNUCK
10 E 11 – ENTREVISTA CANALES – (T) RAMÓN – (D) KIO
12 E 13 – ANIMES - (T) MURILO - (D) SNUCK
14 A 16 – EUANIMERPG – (T) SNUCK/JAIL/RODRIGO – (D) SNUCK
17 A 24 – ALBARIA – (T/A) WILTON PACHECO
25 A 29 – HQ LUA CHEIA – RICARDO/RAMÓN/RODRIGO
30 A 33 – 15 MINUTOS - (RENATO / RODRIGO)
34 A 36 – O DILEMA DE SCHOEDINGER – (T) RICARDO – (D) KIO
37 – LAGARTIXA (T) NINJAGIRL (D) KIO
38 – POESIAS – (T) SECOLO/NEOLOGICO – (D) SECOLO
39 – A LINGUAGEM DOS ANJOS – (T/D) VINO
40 – PINUP TERMINATRIX – (A) GILENO – (D) KIO
41 – CIDADE LIMPA – (T/A) WILTON
42 E 43 – RASCUNHO STUDIO
44 E 45 - O FANTASMA DO BRIQUE – (T/D) VINO
46 – JABÁ EXTREMEZINE – SNUCK
47 – FARRATOWN – (T/D) KIO – (A) MAINARDI
48 – INSTITUCIONAL
Kio- Editor aposentado
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Beleza Kio! Vou ajeitar aquela amostra do topo do blog então!
snuckbinks- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
"Os 15 Minutos" vão entrar? Então o Renato é Rnato, sem o "e" Pelo menos era assim q ele assinava... Será que dá para arrumar ainda?
Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Rodrigo tá ae a medida!
1007x234 px
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snuckbinks- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Rodrigo! escreveu:"Os 15 Minutos" vão entrar? Então o Renato é Rnato, sem o "e" Pelo menos era assim q ele assinava... Será que dá para arrumar ainda?
Dá sim, só veja se há mesmo a necessidade, porque na HQ está como "Renato".
Link para revisão (31,5 Kb - 4shared): http://www.4shared.com/file/81435958/b3fa1d78/reviso_09.html
Kio- Editor aposentado
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
A REVISÃO SERÁ AQUI MESMO? Sim ou não, lá vai...
Podem me chamar de chato!
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Ombudsman
Não sei se é tempo de discutir sobre escolhas de texto. Ainda assim...
Eu creio que tem o ver haver demais numa certa frase.
- Era como se ninguém houvesse lido as matérias. Era como se a edição houvesse sido feita às pressas.
Não seria melhor tivesse? Ou é errado? Sei lá...
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Transmetropolitan.
Vino, só por curiosidade: por que você não citou, em momento algum, Preacher?
OK. OK. Essa eu deixei por gosto! Você não citou Preacher, por que não foi ele quem escreveu Preacher.. e sim o Garth Ennis...podem vaiar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Criador de Bárbaros
Bom. Neste texto existem pequenos detalhes a serem vistos com mais atenção. Achei melhor revisar direto no texto do que fazer várias observações. Se me permitem ( ou ao Vino, que tem mais conhecimento em gramática (isso se o Vino tiver tempo)) gostaria de fazer uma revisão mais atenciosa. São questões de pontos e vírgulas, e um ou outro crase.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Entrevista
(já falei antes, e repito agora.... ENTREVISTA DO CARALHO! A melhor já feita. O cara foi muito solícito!!! Bah!)
Quando é mencionado BLACKSAD, está escrito: BlackSad, com duas letras maiúsculas. Hmm... acho que é só uma, normal. Na dúvida eu poria tudo em maiúsculo. Mas ainda acho que é apenas Blacksad.
Segunda resposta – você tem que se adaptar às diferentes pessoas... crase no "a".
Quarta resposta – Melhor trocar ... Tanto a nível humano, como artístico... por tanto em termos humanos... ou ainda tanto no ponto de vista humano ...
Bão. Aí na verdade não sei se o Canales usou ou não este termo. Se ele usou, deve-se manter. Na dúvida deixa quieto.
Na mesma pergunta, será que ele não quis dizer .. trabalhando em um estúdio de animação... do que ...em um estudo de animação... ? Eu sei que os dois trabalharam em animação, será que num mesmo estúdio?
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Só deu tempo de ver isso.
Amanhã lerei o resto. E se acharem que ainda há tempo...
Podem me chamar de chato!
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Ombudsman
Não sei se é tempo de discutir sobre escolhas de texto. Ainda assim...
Eu creio que tem o ver haver demais numa certa frase.
- Era como se ninguém houvesse lido as matérias. Era como se a edição houvesse sido feita às pressas.
Não seria melhor tivesse? Ou é errado? Sei lá...
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Transmetropolitan.
Vino, só por curiosidade: por que você não citou, em momento algum, Preacher?
OK. OK. Essa eu deixei por gosto! Você não citou Preacher, por que não foi ele quem escreveu Preacher.. e sim o Garth Ennis...podem vaiar.
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Criador de Bárbaros
Bom. Neste texto existem pequenos detalhes a serem vistos com mais atenção. Achei melhor revisar direto no texto do que fazer várias observações. Se me permitem ( ou ao Vino, que tem mais conhecimento em gramática (isso se o Vino tiver tempo)) gostaria de fazer uma revisão mais atenciosa. São questões de pontos e vírgulas, e um ou outro crase.
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Entrevista
(já falei antes, e repito agora.... ENTREVISTA DO CARALHO! A melhor já feita. O cara foi muito solícito!!! Bah!)
Quando é mencionado BLACKSAD, está escrito: BlackSad, com duas letras maiúsculas. Hmm... acho que é só uma, normal. Na dúvida eu poria tudo em maiúsculo. Mas ainda acho que é apenas Blacksad.
Segunda resposta – você tem que se adaptar às diferentes pessoas... crase no "a".
Quarta resposta – Melhor trocar ... Tanto a nível humano, como artístico... por tanto em termos humanos... ou ainda tanto no ponto de vista humano ...
Bão. Aí na verdade não sei se o Canales usou ou não este termo. Se ele usou, deve-se manter. Na dúvida deixa quieto.
Na mesma pergunta, será que ele não quis dizer .. trabalhando em um estúdio de animação... do que ...em um estudo de animação... ? Eu sei que os dois trabalharam em animação, será que num mesmo estúdio?
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Só deu tempo de ver isso.
Amanhã lerei o resto. E se acharem que ainda há tempo...
Mainardi- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Holas, moçada! Estava na "capitar" resolvendo uns lances do emprego novo mas retornei ao mundo dos vivos. E sim, a edição está linda. Vocês sempre me impressionam.
Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Mainardi escreveu:Criador de Bárbaros
Bom. Neste texto existem pequenos detalhes a serem vistos com mais atenção. Achei melhor revisar direto no texto do que fazer várias observações. Se me permitem ( ou ao Vino, que tem mais conhecimento em gramática (isso se o Vino tiver tempo)) gostaria de fazer uma revisão mais atenciosa. São questões de pontos e vírgulas, e um ou outro crase.
Marcelão, toma o texto:
InVinoVeritas escreveu:O Criador de Bárbaros
Tudo fugiu -- tudo está feito, então levem-me à pira --
O banquete acabou, e as lâmpadas expiram.
Texto encontrado na carteira de Howard, no dia de sua morte.
Robert Ervin Howard, com apenas 16 anos de carreira literária, alcançou um feito raro, criou uma lenda! Podemos até dizer que desenvolveu praticamente sozinho um gênero literário famoso até hoje.
Nascimento: 22 de janeiro de 1906
Morte: 11 de junho de 1936
Personagens criados por Robert E. Howard:
Conan
Kull
Solomon Kane
Robert nasceu no Texas em 1906, numa família de colonizadores. Seu pai, Dr. Isaac Mordecai Howard, era médico e mudava-se constantemente de cidade em cidade. Isso dificultava muito para que Robert fizesse amigos; sua única companhia era a mãe, Hester Jane Ervin Howard.
Sempre atento a tudo que acontecia ao seu redor, era capaz que recordar uma história que lhe contassem em detalhes, da mesma forma que um livro que acabasse de ler. Muito de sua inspiração vem das histórias de terror que lhe eram contadadas por sua a avó e sua tia, bem como das histórias publicadas na revista "Adventures".
Desde criança, criava personagens que vagavam pelas civilizações antigas, como Roma e Mesopotâmia, e se embrenhavam nas mais obscuras selvas da Índia e da África.
O período da infância de Howard foi fundamental para o estilo que desenvolveu; ele viveu a explosão da indústria do petróleo, via homens ficarem milionários ou pobres da noite para o dia, via o que a ganância faz com os homens e toda sorte de pessoas. Podemos perceber a mesma aura que ele vivenciou, estampada em sua obra, nas cidades por onde Conan passa: lugares onde a violência é a melhor solução para os problemas e ouro, jóias e lindas mulheres são as melhores recompensas aos heróis.
Em 1919, sua família se fixou em Cross Plains, também no Texas. Robert já escrevia seus textos e os enviava as revistas, mas estes eram rejeitados.
Seu pai não via com bons olhos o hobby do filho; os Howard gozavam de um certo prestígio devido a profissão de Isaac, e ele esperava que o filho fizesse juz à posição da família e se formasse em uma “carreira importante”, e não que ficasse apenas vivendo e criando fantasias. Como era de esperar, Robert não compartilhava dos mesmo ideais do pai. Assim, fixou-se um acordo: se, em um ano, Robert não conseguisse emplacar sua carreira de escritor, deixaria tudo de lado e se dedicaria à contabilidade. O final dessa história conhecemos bem: em 1925, Robert teve seu primeiro conto publicado na Weird Tales. O conto era "Spear and Fang", e abriu portas para muitos outros de seus contos, como "Wolfshead", "The Hyena" e "The Lost Race".
Iniciou em 1928 as aventuras de Salomão Kane, trazendo aos leitores as longínquas terras africanas e ruínas de cidades megalíticas, que descrevia com extrema maestria. Mesclava à aventura um tempero sombrio, despertando no leitor o medo pré-humano.
Começou em 1929 o conto "The Shadow Kingdom". Nele, narra as aventuras do Rei Kull, por continentes existentes apenas em mitos, como Atlântida, Mu e Lemúria, em um tempo onde os homens-répteis, pré-humanos, ainda estavam vivos.
Apenas em 1932, no conto "The Phoenix on the Sword", é que vemos Conan, o cimério, por volta de 15.000 anos antes do que entendemos como os primeiros passos da humanidade.
O interessante é que esses personagens – e muitos outros – foram criados ainda em sua infância, e, à medida que crescia, Robert fazia uma releitura dos mesmos, até chegar ao ponto exato, como os conhecemos hoje.
Outro feito notável de Howard foi abrigar todas as suas criações num mesmo universo, o nosso velho conhecido Planeta Terra.
O que ele fez foi dividir tudo em Eras remotas, separadas por cataclismas devastadores, fazendo assim com que toda história de uma Era anterior, fosse tida apenas como um mito, numa Era próxima. A Era de Conan é Conhecida como Era Hiboreana, está situada entre o Cataclisma que engoliu Atlântida e a nossa Era.
Robert nos presenteou, assim, com o gênero literário conhecido como "Capa e Espada" ou "Espada e Feitiçaria", que tem por características combates violentos e presença de seres sobrenaturais.
Em 11 de junho de 1936, por volta das oito da manhã, Robert E. Howard se mata com um tiro na cabeça, logo após ter recebido a notícia de que sua mãe entrara em estado de coma vegetativo. Sua mãe, Hester, faleceu no dia seguinte.
Kio- Editor aposentado
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Kio, a que está diagramada não é o texto revisado. Acabei de checar isso, me penitenciando por ter feito tão mal o trabalho.
EDIT: No texto sobre animes, a parte em vermelho do segundo título traz "diferença" com acento. Não tem acento. Logo depois, dá pra deixar, ou dá pra mudar o "como já dito" "como já foi dito". Pra não parecer. Fala. Hulk.
Histórias sem acento no quadro vermelho com o vocabulário japonês. TODAS as vezes que aparece a palavra.
Do lado do Speed Racer está "seriados japonês". Passar japones para o plural.
Anime está no singular na segunda linha do próximo parágrafo. Melhor seria no plural.
EDIT: No texto sobre animes, a parte em vermelho do segundo título traz "diferença" com acento. Não tem acento. Logo depois, dá pra deixar, ou dá pra mudar o "como já dito" "como já foi dito". Pra não parecer. Fala. Hulk.
Histórias sem acento no quadro vermelho com o vocabulário japonês. TODAS as vezes que aparece a palavra.
Do lado do Speed Racer está "seriados japonês". Passar japones para o plural.
Anime está no singular na segunda linha do próximo parágrafo. Melhor seria no plural.
Última edição por InVinoVeritas em Ter Jan 20, 2009 9:44 am, editado 1 vez(es)
InVinoVeritas- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
InVinoVeritas escreveu:Kio, a que está diagramada não é o texto revisado. Acabei de checar isso, me penitenciando por ter feito tão mal o trabalho.
Valeu, Vino.
Aaaaah, Snuck... e eu perguntei.
No problem, eu troco rapidinho aqui... sem crise.
Marcelão, deixa quieto então.
Kio- Editor aposentado
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Repostando, porque não sei se não ficou perdido:
No texto sobre animes, a parte em vermelho do segundo título traz "diferença" com acento. Não tem acento. Logo depois, dá pra deixar, ou dá pra mudar o "como já dito" "como já foi dito". Pra não parecer. Fala. Hulk.
Histórias sem acento no quadro vermelho com o vocabulário japonês. TODAS as vezes que aparece a palavra.
Do lado do Speed Racer está "seriados japonês". Passar japones para o plural.
Anime está no singular na segunda linha do próximo parágrafo. Melhor seria no plural.
No texto sobre animes, a parte em vermelho do segundo título traz "diferença" com acento. Não tem acento. Logo depois, dá pra deixar, ou dá pra mudar o "como já dito" "como já foi dito". Pra não parecer. Fala. Hulk.
Histórias sem acento no quadro vermelho com o vocabulário japonês. TODAS as vezes que aparece a palavra.
Do lado do Speed Racer está "seriados japonês". Passar japones para o plural.
Anime está no singular na segunda linha do próximo parágrafo. Melhor seria no plural.
InVinoVeritas- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Kio escreveu:
Marcelão, deixa quieto então.
Não preciso rever o "Bárbaro" então? OK!
------------------------------------------------
Página 38 Poesia do Secolo
E imperceptível musica .. (música está sem acento)
------------------------------------------------
Página 43 Entrevista
Apenas na coluna do meio: seguimento (o correto é segmento) - páram ( o correto é param) - criticas ( o correto é críticas)
-----------------------------------------------
Na chamada final
Entrevistas imperdiveis ( o correto é imperdíveis)
-----------------------------------------------
Mainardi- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Quem é o Gileno?
Ilustrador da pin-up?
Ilustrador da pin-up?
Mainardi- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Data de inscrição : 09/01/2009
Idade : 47
Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Mainardi escreveu:Quem é o Gileno?
Ilustrador da pin-up?
É o chargista do jornal onde trabalho, Marcelão. Muuuuuito louco.
Avisem quando finalizarem as revisões. Vou fazer um "catadão", arrumar tudo e montar a .pdf e o .rar.
Edit.: Esqueci de dizer... tanto esta pinup quanto a anterior do Especial, foram feitas com caneta bic.
Kio- Editor aposentado
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Idade : 52
Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Kio escreveu:
Aaaaah, Snuck... e eu perguntei.
snuckbinks- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Data de inscrição : 17/12/2008
Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
UAU!Kio escreveu:
Edit.: Esqueci de dizer... tanto esta pinup quanto a anterior do Especial, foram feitas com caneta bic.
-----------------------
Continuando a revisão.
A primeira frase do Dilema de SCR#&$@INGER (ou seja lá o que for).
A frase tá estranha. É plural ou singular?
O correto não seria: "Suas maquinações infantis não os salvarão de serem esmagados como vermes por Doom."
----------------------
Página 44 - Fantasma do Brique
Na segunda coluna, masomeno no meio.
...Tenho assitido muitos desenhos.... o dedão escorregou no teclado!
Mainardi- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Data de inscrição : 09/01/2009
Idade : 47
Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Até aqui tenho tudo anotado... aguardando o sinal verde.
Kio- Editor aposentado
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Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 52
Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Eu não sei se alguém me acompanha nisso, mas penso que está legal, já.
Que cês acham?
Que cês acham?
InVinoVeritas- Apagati CRTL+ALT+DEL
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Idade : 46
Re: FARRAZINE # 9 - PREVIEW
Eu só vou fazer os acertos amanhã de manhã, então se pintar alguma coisa ainda dá tempo.
Creio que amanhã mesmo já dê pra fazer o lançamento. Vão pensando na "Operação Espalha".
Creio que amanhã mesmo já dê pra fazer o lançamento. Vão pensando na "Operação Espalha".
Kio- Editor aposentado
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