Central dos Apagatti
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novas sessões para o Farrazine - Proposta

+3
InVinoVeritas
Marcelo Soares
Nano Falcão
7 participantes

Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Nano Falcão Ter Mar 31, 2009 5:40 pm

Galera, o negócio é o seguinte... Trata-se de uma idéia que eu tive dando uma olhada casual na TV esses dias... Eu pensei como seria engraçado "adaptar" certos quadros da TV numa revista sobre quadrinhos. Tipo, como seria muito mais interessante saber "por onde anda" determinado artista que era popular mas sumiu de repente, ou ter algo tipo "No Túnel do tempo"...

Fiquei na dúvida se "Por onde anda?" deveria ser sobre autores ou personagens. Resolvi começar pelo Bill Mantlo um cara que qualquer leitor da Marvel deve lembrar. Ele sumiu tão repentinamente que foi um mistério... Mas o caso é que seu destino é tão triste que eu quase desisti de escrever sobre o assunto, afinal um dos objetivos era apontar os novos trabalhos de gente que nao está sendo publicada no Brasil... Mas daí me lembrei como Bill foi importante pros personagens da Marvel e como fez, de certa forma, parte da minha infancia, e de muitos leitores. Por isso, triste o não, a sessão começaria justamente com "Por onde anda?: Bill Mantlo"

Os leitores de quadrinhos dos anos 80 com certeza devem lembrar do nome: Afinal era difícil ler uma história dos super-heróis da Marvel que ele não tenha escrito: Thor, Os Defensores, Homem de Ferro, Tropa Alfa, Homem-Aranha, Mestre do Kung Fu, Os Campeões, a lista é realmente extensa.
Mas BILL MANTLO é mais lembrado, sem dúvida, por sua longeva carreira à frente da revista do INCRÍVEL HULK e pela adaptação para os quadrinhos de personagens de brinquedo como Rom, Transformers e Os Micronautas.
O escritor ficou na revista do Hulk por cinco anos, e é de sua autoria sagas que até hoje estão na memória dos leitores brasileiros, justamente porque foi o momento de maior sucesso editorial de um gibi do Hulk no Brasil, em meado dos anos 80. Ele começou sua passagem colocando o Hulk a viajar pelo mundo, e assim apresentando diversos personagens internacionais da Marvel pelo caminho. Foi Mantlo também o primeiro autor a desafiar o status quo das histórias do gigante verde, fazendo com que a mente do cientista Bruce Banner dominasse a mente do monstro durante algum tempo, como também fez a criatura recuperar o controle e destruir Nova York, na espetacular edição de número 300 onde o Hulk enfrenta boa parte do Universo Marvel. Depois veio a famosa saga da Encruzilhada, a primeira vez que o Golias Esmeralda foi exilado da Terra, tendo aventuras em outros planetas.
Mantlo também criou personagens que até hoje estão nas páginas dos quadrinhos: Mantlo & Adaga, Tigre Branco, e o guaxinim espacial Rocket Rackoon, que hoje está na nova formação dos Desafiadores da Galáxia.
No entanto, o ponto alto da sua carreira foi a inventividade com que conseguiu criar revistas em quadrinhos baseadas em brinquedos. A série do ROM foi baseada num único bonequinho articulado. A partir dali, Mantlo criou um motivo para a aparência do personagem (ele não era um robô, mas um ciborgue), o que era aquela arma que ele carregava, quem eram seus inimigos, qual sua origem, e toda uma gama de personagens coadjuvantes. O sucesso de Rom durou além do boneco e sua revista ficou seis anos nas bancas americanas.
Outro triunfo foi a série cult Os Micronautas, que poucos brasileiros sabem, mas também foi baseada numa série de brinquedos. Aqui, o trabalho de Mantlo e do desenhista Michael Golden chegou a ser reconhecido com o prêmio Eagle de melhor novo gibi, do ano de 1979.
Por essas e outras, quando a Marvel conseguiu os direitos para lançar um gibi dos Transformers, é claro que o homem certo para o trabalho era Bill Mantlo, revista que os brasileiros também tiveram chance de conhecer através da Editora Abril.

Mas por onde anda Bill Mantlo? Porque os leitores nunca mais tiveram notícias dele?
Na verdade, Mantlo sempre escreveu quadrinhos como uma forma de pagar os estudos, e no final dos anos 80 se formou em direito, e se tornou defensor público no bairro do Bronx, em Nova York. Ele ainda escrevia alguns gibis, como os diálogos da mini-série Invasão, para a DC Comics.
Mas no ano de 1992 aconteceu uma tragédia: Mantlo foi atropelado, por um motorista que nunca foi identificado. Até hoje o escritor carrega as seqüelas daquele acidente e precisa de cuidados 24 horas por dia, estando internado numa casa de recuperação.
Em 2007 o cartunista David Yurkovich lançou um livro em sua homenagem: “Mantlo: Uma vida nos quadrinhos”, que também serviu para arrecadar dinheiro para bancar o tratamento que Bill necessita.
Realmente é triste o curso que a vida de Bill Mantlo tomou, mas os gibis que ele escreveu sempre vão estar presentes nas memórias dos fãs antigos e também novos, graças as coletâneas que a Marvel reimprime.

a minha idéia era uma sessão de uma página, no máximo duas. O que acham?


Última edição por Nano Falcão em Ter Mar 31, 2009 6:07 pm, editado 1 vez(es)
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Marcelo Soares Ter Mar 31, 2009 5:56 pm

Gostei da idéia, sendo personagem pode tanto ser "real" com uma biografia inventada pós sumiço dele.
Marcelo Soares
Marcelo Soares
Nano Apagatti

Mensagens : 31
Data de inscrição : 29/03/2009
Idade : 40
Localização : João Pessoa - PB

http://www.dizforme.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por InVinoVeritas Ter Mar 31, 2009 6:36 pm

Laughing Laughing Laughing
Adorei "Mantlo e Adaga".

Cara... adorei sua proposta. Falar nisso, descobri o que aconteceu com o Nano no tempo em que esteve fora... foi raptado por alienígenas que pareciam com o Yoda. Eles realizaram uma experiência em que trocavam o sangue do Nano por uma coisa muito parecida com café expresso e mandaram ele de volta, com superabilidades especiais. Uma é escrever muito rápido, outra é ler um texto em uma olhada.

O Vigia que me falou.
Very Happy
InVinoVeritas
InVinoVeritas
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 306
Data de inscrição : 17/12/2008
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Nano Falcão Qua Abr 01, 2009 1:33 am

Valeu Vino, mas não posso falar muito sobre as minhas aventuras interespaciais porque ARGHHHH...! Tem um chip que ARGHHHHH... Bom, acho que deu pra entender...

Cara, eu digitei Mantlo tantas vezes que os meus dedos se acostumaram a tal modo que quando era pra escrever Manto saiu Mantlo! Vê se pode! Laughing

É isso que dá digitar rápido e ler mais rápido ainda. Laughing Laughing Laughing
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por InVinoVeritas Qua Abr 01, 2009 7:06 am

Se cê não se importa de eu dar pitaco... gostei do chiste, mesmo que tenha sido involuntário. Acho que cê devia manter. Ficou legal.
Smile
InVinoVeritas
InVinoVeritas
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 306
Data de inscrição : 17/12/2008
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por snuckbinks Qua Abr 01, 2009 7:09 am

Apioado NANO... excelente idéia!
snuckbinks
snuckbinks
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 744
Data de inscrição : 17/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Rodrigo! Qua Abr 01, 2009 11:19 am

Apoiado ²!
Rodrigo!
Rodrigo!
Apagatti Cinzento
Apagatti Cinzento

Mensagens : 1435
Data de inscrição : 20/12/2008
Idade : 52
Localização : Zona Sul... da cidade de SP =D

http://batsinal.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Nano Falcão Qua Abr 01, 2009 11:48 am

InVinoVeritas escreveu:Se cê não se importa de eu dar pitaco... gostei do chiste, mesmo que tenha sido involuntário. Acho que cê devia manter. Ficou legal.
Smile

Muita gente pode interpretar como um erro de digitação...(o que foi mesmo, mas, bem, vão achar que a gente nem revisa o nosso material Laughing )

Mas sei lá, mas uma vez jogo pra voz do povo... Digam aí o que vocês acham: o pessoal entederia a brincadeira Mantlo/Manto? Ficaria legal?
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Kio Qua Abr 01, 2009 12:29 pm

Nano Falcão escreveu:
InVinoVeritas escreveu:Se cê não se importa de eu dar pitaco... gostei do chiste, mesmo que tenha sido involuntário. Acho que cê devia manter. Ficou legal.
Smile

Muita gente pode interpretar como um erro de digitação...(o que foi mesmo, mas, bem, vão achar que a gente nem revisa o nosso material Laughing )

Mas sei lá, mas uma vez jogo pra voz do povo... Digam aí o que vocês acham: o pessoal entederia a brincadeira Mantlo/Manto? Ficaria legal?

Basta colocar aspas que a brincadeira tá explicada. Rolling Eyes

O texto já está incluído na programação, Nano. Smile
Kio
Kio
Editor aposentado
Editor aposentado

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Outra sugestão

Mensagem por Ricardo Andrade Qua Abr 08, 2009 3:41 pm

Uma seção de debate. Assim, a gente pdoeria ter na revista isso que nos agrada tanto, e que é meio impossível de ser posto na revista... Tipo, uma tese, que é defendida e, se for o caso, é contradita por outra pessoa. Podemos por as duas coisas na mesma edição da revista, ou por em números sucessivos. Talvez caiba uma réplica de cada lado, e não passa disso. Não vamos eternizar a coisa. Num mundo ideal, leitores se posicionariam também.

Eu mesmo estou escrevendo uma coisa sobre a morte de heróis, que considero desnecessária. É a tese que defendo. Se não rolar o debate, fica como um artigo.

Ah. Oi! Estamos de volta. Se tudo der certo. Passei para duas prefeituras diferentes e fui chamado pelas duas, o que me fez ter que exonerar do Estado de São Paulo. Tudo isso tomou tempo e energia e reorganização, inclusive porque meu diploma internacional não foi compreendido pela prefeitura de Campinas, o que tomou 20 dias de pesquisas deles e stress meu.

Isso tudo me manteve meio afastado. Mas agora voltei. Acho. Ou então, sou um Skrull. Ou era antes. Vocês decidem...
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Kio Qua Abr 08, 2009 4:03 pm

Alvíssaras!!! cheers

Parabéns pelos concursos, pelo retorno e pela reorganização. Smile

Bom tê-lo de volta, professor.
Kio
Kio
Editor aposentado
Editor aposentado

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Rodrigo! Qua Abr 08, 2009 4:42 pm

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Eu não acredito. Ricardo Andrade Retornou!

king queen jocolor geek flower

Só falta saber por quanto tempo...
Rodrigo!
Rodrigo!
Apagatti Cinzento
Apagatti Cinzento

Mensagens : 1435
Data de inscrição : 20/12/2008
Idade : 52
Localização : Zona Sul... da cidade de SP =D

http://batsinal.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por snuckbinks Qua Abr 08, 2009 4:54 pm

Bem vindo Ricardo!
snuckbinks
snuckbinks
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 744
Data de inscrição : 17/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por InVinoVeritas Qua Abr 08, 2009 6:04 pm

Rodrigo! escreveu: king queen jocolor geek flower

Só falta saber por quanto tempo...

Laughing Laughing Laughing

Se esses seus ícones... hã... suspeitos não correrem ele, Rodrigo!, acho que nada mais corre...
Laughing Laughing Laughing

Parabéns, Ricardo. Bem vindo de volta.
InVinoVeritas
InVinoVeritas
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 306
Data de inscrição : 17/12/2008
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Rodrigo! Qui Abr 09, 2009 7:10 am

InVinoVeritas escreveu:
Rodrigo! escreveu: king queen jocolor geek flower

Só falta saber por quanto tempo...

Laughing Laughing Laughing

Se esses seus ícones... hã... suspeitos não correrem ele, Rodrigo!, acho que nada mais corre...
Laughing Laughing Laughing

¬¬ Taí alguém que definitivamente não sabe o que é ser carnavalesco...
Rodrigo!
Rodrigo!
Apagatti Cinzento
Apagatti Cinzento

Mensagens : 1435
Data de inscrição : 20/12/2008
Idade : 52
Localização : Zona Sul... da cidade de SP =D

http://batsinal.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Ricardo Andrade Sáb Abr 11, 2009 1:03 am

Não sei se posso suportar um Rodrigo carnavalesco.

Obrigado pelas boas-vindas...

Também pretendo escrever sobre uma banda chamada Rasputina, pela qual me apaixonei sem solução. Na verdade, com toda a falta de noção que me é peculiar, acabo de mandar um e-mail solicitando entrevista... Do mesmo jeito que eu fiz com o Mauricio de Sousa. Espero ter mais sucesso dessa vez, rs... De qualquer forma, um artigo rola. Espero que em breve. A matéria-debate sobre a morte de heróis, eu estou tendo alguma dificuldade em focar (leia-se páginas e páginas de que eu gosto, mas sem conseguir ser objetivo nem fechar a idéia principal...), mas vou conseguir...

A idéia de debate rola?
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Nano Falcão Dom Abr 12, 2009 9:42 am

Antes tarde do que nunca: bem-vindo de volta, Ricardo! Very Happy

Sobre o debate, acho uma boa, seria divertido inclusive se tivesse uma foto dos dois colunistas de perfil, um na margem esquerda, outra na diretia, com fúria nos olhos. Laughing
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Ricardo Andrade Qua Abr 15, 2009 3:49 pm

Rs... Gostei disso. Bom, enfim, eu estou - finalmente - acertando a mão no texto, acho, e devo tê-lo nos próximos dias. Aí, a gente vê se rola o tal debate, se rola como simples artigo, ou se rola, de qualquer modo!
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Novas sessões para o Farrazine - Proposta Empty Re: Novas sessões para o Farrazine - Proposta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos