Central dos Apagatti
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

+5
snuckbinks
Agente Dias
Mainardi
Ricardo Andrade
Kio
9 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO - Página 3 Empty Re: FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

Mensagem por Kio Seg Set 14, 2009 2:09 pm

Vino, tô catando tudo e jogando para o tópico de textos revisados. Smile
Kio
Kio
Editor aposentado
Editor aposentado

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO - Página 3 Empty Re: FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

Mensagem por InVinoVeritas Seg Set 14, 2009 2:12 pm

Kio escreveu:Texto: Barker e OPN
2 páginas


Obs.: Aqui também seria interessante correr os dois textos (de autores diferentes) lado a lado. São duas opiniões sobre o mesmo assunto

Dito e Mal-Dito

Vingadores ou LJA? Marvel ou DC? Liefeld or Kirby? Abril ou Panini? Você tem suas dúvidas quanto a esses assuntos? Bom, o pessoal do Superscans (www.superscans.net) também! Por isso a partir desta edição do FARRAZINE a coluna Dito e Mal-Dito vai sempre expor duas opiniões diferentes sobre assuntos que assolam os leitores de quadrinhos. Se você quer expressar sua opinião sobre o assunto, basta mandar um email para barker.scans@gmail.com que ela pode acabar sendo publicada na próxima coluna!
O assunto de hoje é: gibis digitais (scans) ou gibis de papel?

Dito

Por Barker*


Como aprendemos a gostar de quadrinhos? Todos nós possuímos diferente histórias. Seja um tio seu que lhe comprou um gibi do Super-Homem, um amigo que lhe emprestou um gibi do Homem-Aranha ou você resolveu ler, após ver seus heróis favoritos em algum desenho ou série de TV, etc. Todas as histórias são diferentes, porém uma coisa todas elas têm em comum: "O Gibi".

Nos últimos anos a internet brasileira tem sido invadida por websites divulgando "scans". Você não sabe o que é um "scan"? Simples: Scans foi o nome dado a um gibi (história em quadrinhos) que teve suas páginas copiadas por um scanner e compiladas em um arquivo (zip, rar, cbr, cbz e também pdf) para leitura no computador.
Muitos destes websites traduzem e disponibilizam material inédito, aquelas séries que as editoras brasileiras não possuem plano algum de publicar. Já outros preferem publicar material inédito que as editoras brasileiras IRÃO publicar. É sobre este último grupo que irei falar a respeito.

Participo de alguns fóruns e listas de discussão de quadrinhos já faz um bom tempo e percebo que muitos leitores têm dado preferência aos scans em vez do gibis de verdade (aqueles que você compra na banca). Muitos argumentam que as editoras cobram preços abusivos e que "tem mais é que quebrar, mesmo". Ora, se as editoras quebrarem, quem vai publicar as aventuras dos seus heróis favoritos? O site de scans? Eu acho que não...E vou mais adiante: como serão criadas novas gerações de leitores se os gibis "físicos" não estarão lá para o seu amigo lhe emprestar uma edição do Homem-Aranha ou seu tio comprar para você aquele gibi do Super-Homem? Pois é, a matemática é simples nesse caso: sem as editoras, o número de leitores irá diminuir e será muito difícil uma nova geração de leitores ser formada. Consequência: Não haverá público o suficiente para justificar a produção de novas histórias.

Não podemos deixar de lado o fato de que a internet, embora tenha se popularizado bastante ao longo desta década, ainda é uma ferramenta a que a maioria da população mundial (e brasileira) não possui acesso.

Os sites de scans devem prestar um serviço, divulgando materiais publicados no passado (gibis da EBAL, RGE, Abril, Globo) ou aquelas séries que as editoras brasileiras já divulgaram desinteresse na publicação (Wetworks, Bloodstrike, Gotham Adventures, The Boys). Publicar séries que estão sendo publicadas no Brasil (Capitão América, Batman, etc.) é um tiro no pé.

Não defendo que estes sites devam ser fechados ou algo do tipo. Apenas sou da opinião que os sites de scans deveriam evitar fazer com que novos leitores optem pelo formato digital em vez do bom e velho gibi de papel, aquele que você pode ler deitado na cama ou sentado no banheiro.

Os sites de scans devem existir para divulgar os gibis e personagens e não para tentar substituí-los. Pense nisso!

*Barker é um sujeito que mora no fim-do-mundo (mais precisamente em Matamata - Nova Zelândia) adora filmes de terror classe Z e é conhecido como o único admirador do filme Alien vs Predador 2 e gibis do Extreme Studios. Também é criador e webdesinger do site www.superscans.net (antes conhecido como barkerscans.blogspot.com) , www.hotwallpaper.co.cc , www.comicswallpapers.net dentre algumas outras porcarias.

MAL-DITO

Por OPN*

Sabe quando te perguntam se você gosta mais do seu papai ou da sua mamãe e você não sabe o que responder? Esse foi mais ou menos meu dilema quando fui questionado sobre qual minha preferência ao ler uma História em Quadrinhos: no papel ou na tela. Vou TENTAR responder dando minha humilde opinião sobre o assunto, mas tenho certeza que vou acabar MAL-dito.

Realmente, é muito bom poder se levar um gibi pra cima e pra baixo e o CHEIRO do papel (que nos remete à infância e a outros velhos odores que por vezes nos fazem ter vontade de chorar, ao melhor estilo do Marv, em Sin City) é uma experiência que demorará muito a ser substituída. Mas efetivamente SERÁ substituída.

Digo isso porque a tendência de passarmos mais e mais tempo na frente do computador (não muito) em breve será cada vez maior e mais frequente. Claro, isso não vai ser a curto prazo, na verdade será daqui muito e muito tempo, mas a comodidade de ter TUDO que se quer ler ao alcance de um click (e de alguma pesquisa na internet) seduz demais, o papel impresso e suas limitações não podem competir. Quer um exemplo bobinho? Ler antes de dormir deveria ser um hábito de todos os brasileiros - agora ler no inverno, com as maozinhas pra fora do cobertor...? Ninguém merece. Se você estiver segurando um notebook, pronto, as mãos ficarão quentinhas enquanto você continua apreciando sua história favorita. Só aí você já vê que ler na tela tem suas vantagens: não precisa segurar o gibi; pra virar a página é um clique; pode dar zoom e ver detalhes e “entrelinhas”; não rasga se você folhear depressa; você pode carregar 300 edições (se o seu pen drive for grande o suficiente). E essa é uma ótima coisa de se ler direto no monitor: se o personagem da história diz: “eu plantei um sinalizador em você na edição 9841.654,19”, você só abre o arquivo, vai até a página e confere. Sem dúvida a maior comodidade da versão virtual é a COMODIDADE! Todas as edições no mesmo espaço é um luxo impensável (assim como era a gente pensar em ler certas coisas que JAMAIS seriam publicadas em terras tupiniquins).
E o lance da experimentação? Agora você pode comprar o gibi só depois de ter lido a história (hoje é raríssimo na relação consumidor/vendedor - e vai ficando cada vez mais raro – a pessoa comprar alguma coisa antes de experimentá-la. Com o advento dos scans, isso é possível) e pode apenas DELETAR (não só do PC, mas da memória) aquelas histórias que você simplesmente abominou. E se você não curtiu a história, não vai precisar desperdiçar seu rico e suado dinheirinho! Esse é um ponto em que eu sou completamente a favor dos scans: a sobrevivência do mais forte! Muitos acreditam que os scans irão matar a revista impressa (assim como a TV iria matar o cinema!) Pois eu digo: HA! Que morram, então! A “sobrevivência do mais forte” diz que, em um ambiente hostil, o menos apto é destruído. Pois eu acho que os scans acelerarão (nossa, que palavrinha) a derrocada da incompetência editorial (pra não dizer “incompetência dos escritores). Então, quando houver essa brecha no entretenimento, essa falta de histórias, outros - MAIS COMPETENTES - entrarão no lugar dos que estão perpetuados naquilo que eu gosto de chamar “preferência coletiva da ignorância” e nos trarão HISTÓRIAS COM MELHOR QUALIDADE. E digo mais: com os scans você pode ler coisas que nem sequer pensava existirem. E isso é uma maravilha, com certeza seu cérebro agradecerá.
Maravilha por maravilha, eu acho ler na tela uma maravilha, requer apenas algumas adaptações... Agora... se faltar luz, aí ferrou tudo!

E tenho dit... oops, isso é lá no Superscans.

*OPN (Sigla para O Poderoso Nana) é agente da S.H.I.E.L.D. nas horas vagas, prestando um serviço aqui e ali sob comando do Coronel Nick Fury. Quando sobra um tempo escreve a coluna Tenho Dito no Superscans (www.superscans.net) – sucesso entre os usuários do site. Além de também gostar de tomar umas biritas com um certo Deus do Trovão vez ou outra.

InVinoVeritas
InVinoVeritas
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 306
Data de inscrição : 17/12/2008
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO - Página 3 Empty Re: FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

Mensagem por InVinoVeritas Ter Set 15, 2009 11:07 am

Upa. Desculpa, Kio. Eu mesmo ia fazer isso (porque assim ficava mais rápido pra mim... cê sabe como está ali em casa o fórum), mas caí de cama no meio da tarde.
Shocked

É, foi bem assim. De repente eu estava bem, e meia hora depois estava caído com febre na cama. Laughing Laughing Laughing Infecção intestinal. Ainda estou em processo de melhora.
InVinoVeritas
InVinoVeritas
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 306
Data de inscrição : 17/12/2008
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO - Página 3 Empty Re: FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

Mensagem por Mainardi Ter Set 15, 2009 12:29 pm

InVinoVeritas escreveu:De repente eu estava bem, e meia hora depois estava caído com febre na cama. Laughing Laughing Laughing Infecção intestinal. Ainda estou em processo de melhora.
Cê não tentou fazer a canjiquinha de novo? Shocked
Mainardi
Mainardi
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 405
Data de inscrição : 09/01/2009
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO - Página 3 Empty Re: FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

Mensagem por Kio Ter Set 15, 2009 12:52 pm

Sem problema, Vino. Melhoras. Smile

Crueeeeel, Marcelão... sempre cruel. Razz
Kio
Kio
Editor aposentado
Editor aposentado

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO - Página 3 Empty Re: FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

Mensagem por InVinoVeritas Ter Set 15, 2009 1:45 pm

Mainardi escreveu:
InVinoVeritas escreveu:De repente eu estava bem, e meia hora depois estava caído com febre na cama. Laughing Laughing Laughing Infecção intestinal. Ainda estou em processo de melhora.
Cê não tentou fazer a canjiquinha de novo? Shocked

Laughing Laughing Laughing
Nhé. No quesito "canjiquinha" estou escolado, já. Deve ter sido um sushi que comi em um restaurante, me despedindo de minha irmã, que estava aqui em visita.
InVinoVeritas
InVinoVeritas
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 306
Data de inscrição : 17/12/2008
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO - Página 3 Empty Re: FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

Mensagem por Rodrigo! Ter Set 15, 2009 1:55 pm

Não coma Sushi se você não sabe por onde ele andou, já dizia o velho Confuso... Razz
Rodrigo!
Rodrigo!
Apagatti Cinzento
Apagatti Cinzento

Mensagens : 1435
Data de inscrição : 20/12/2008
Idade : 52
Localização : Zona Sul... da cidade de SP =D

http://batsinal.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO - Página 3 Empty Re: FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

Mensagem por snuckbinks Qui Set 17, 2009 12:35 pm

.
.
JÁ REVISEI, PRA IR ADIANTANDO. - Ass. Kio
Very Happy


Esse aqui é pra entrar no lugar de Mundo do Circo

TEXTO e Diagramção : Snuckbinks

A maldição do J

Quantos mitos associados ao mundo do Rock você conhece?

Esse é um tanto incomum, e sinceramente nunca havia me atentado a ele, e o descobri enquanto pesquisava o caso da morte do verdadeiro Paul McCartney.

Mesmo que você não ouça Jimi Hendrix, Janis Joplin ou Jim Morrinson, já deve ter ouvido falar deles... e foi por isso que eles foram assassinados. Mas não se desespere, você não tem culpa no cartório... a não ser que você seja um agente da CIA (caso afirmativo... pule essas páginas por favor...), caso contrário me acompanhe por essas evidências.

Anos 70
Nesses anos turbulentos, com a mídia expondo os horrores da guerra do Vietnã, somado ao racismo e a problemas econômicos e escândalos políticos. A juventude passou a deixar muitos valores do "american way life" pra trás, aquele mundinho de sonhos não existia.

E a música retratava isso, pregava conceitos diferentes, fazendo com que a juventude "acordasse" pra realidade.

E 3 dos nomes de maiores destaques da época era justamente Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrinson.

Acontece que embora os laudos oficiais constem a morte deles como overdose, as circunstâncias eram incomuns. Veja a seguir:

Jimi Hendrix
Foi encontrado na cama do quarto de um hotel desacordado após ter
tomado nove pílulas de Vesperax, e asfixiando-se em seu próprio vômito, aos 27 anos. "morte 18 de setembro de 1970,nunca se sabe de verdade como ele morreu de verdade.

Janis Joplin
Morreu de overdose de heroína, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Morte 4 de outubro de 1970 apenas 16 dias depois de Jimi Hendrix.

Jim Morrison
Morreu na banheira, com a idade de 27 anos especula-se a causa da morte, teria sido uma overdose, embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína. O relatório oficial diz que foi “ataque de coração” a causa da sua morte. "morte a 3 de julho de 1973.

Tá, talvez você esteja pensando, usuários de drogas muitas vezes morrem de overdose, e não tiro a sua razão por pensar assim, pois era exatamente o que as autoridades queriam.

O próprio Morrison referiu-se a si próprio como sendo o 3º que morreria misteriosamente.
Em uma época onde as autoridades perseguiam artistas influentes, não é de se duvidar que isso possa lá ser uma verdade.

Amarrando a matéria com uma Cena de Easy Riders, na conversa dos Personagens de Nicholson e Dennis Roper:

- Eles nao tem medo de voces e sim doque vcs representam.
- Cara, para eles, so representamos alguem que precisa corta o cabelo.
- Nao, para eles vcs representam a liberdade...
- Mas, quando veem um individo livre, ficam com medo... E nunca diga que
um homem não é livre, ele vai matar pra provar que é livre.
snuckbinks
snuckbinks
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 744
Data de inscrição : 17/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO - Página 3 Empty Re: FARRAZINE # 13 - TEXTOS PARA REVISÃO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos