Central dos Apagatti
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

+4
Mainardi
Kio
InVinoVeritas
Ricardo Andrade
8 participantes

Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Ricardo Andrade Seg maio 04, 2009 7:02 pm

Saiu, afinal! Olha o e-mail que eu recebi...

Olá Ricardo,

Aí vão as respostas de sua entrevista.
O Mauricio respondeu por seu celular em pleno feriado e por isso peço que faça a revisão do texto, que está sem pontuação, antes de publicar.
Abs
JAL
Lítera
Construindo Diálogos
VALEM AS RESPOSTAS EM CAIXA ALTA.

- Mauricio, antes de mais nada, o FARRAZINE agradece a sua gentileza em nos conceder essa entrevista...

- Vamos começar com a pergunta que todo mundo sempre faz: você tinha alguma noção de que seu trabalho se tornaria praticamente a única experiência bem-sucedida e duradoura em quadrinhos no Brasil, além de um fenômeno cultural que atravessaria gerações, por mais de 40 anos?..

MEU DESEJO ERA PLANEJAR BEM O LANÇAMENTO DAS HISTORIETAS, MONTAR UMA EQUIPE E IR GALGANDO AS ETAPAS NATURAIS DESSA ATIVIDADE: HISTORIA EM QUADRINHOS PARA JORNAIS, REVISTAS, DEPOIS DESENHOS ANIMADOS, LICENCIAMENTO, FILMES PARA CINEMA, PARQUES TEMÁTICOS... SÓ NAO PLANEJEI A INTERNET. NAO SOU ADIVINHO.
QUANTO AO SUCESSO, NINGUEM PLANEJA SUCESSO. PLANEJA FAZER UM SERVIÇO BEM FEITO. QUE SE SE MANTIVER, VIRA SUCESSO.
.

- Hoje, você tem uma grande equipe trabalhando com você. Como era no começo? Você escrevia, desenhava, arte-finalizava e quadrinizava tudo sozinho? A gente precisava de um cara que nem você, aqui no FARRAZINE...
NO COMEÇO EU FAZIA TUDO SOZINHO. INCLUSIVE SAIA PARA VENDER. DAÍ DECIDI OPTAR POR UM TRABALHO DE EQUIPE, NAO UM TRABALHO DE AUTOR. ERA A FORMA DE ENFRENTAR A CONCORRENCIA INTERNACIONAL, QUE DOMINAVA TUDO.



- Uma de nossas entrevistadas recentes, Jussara Nunes (que escreve, desenha e publica uma webcomic, "Turn to Fall", há vários anos, disponível no site http://hqexperimental.blogspot.com/), nos contou que seu sonho era "trabalhar com o Mauricio de Sousa". Qual o caminho que um artista ou escritor deve seguir para realizar esse sonho?

SE DESEJAR TRABALHAR CONOSCO, TERÁ QUE CONHECER NOSSO ESTILO, DESENHO, TIPO DE ROTEIRO (SE QUISER ESCREVER), ANIMAÇAO EM COMPUTAÇAO GRÁFICA.
SE QUISER SE DEDICAR À PRODUÇAO DE HISTORIETAS, TEM QUE ESTUDAR OS BONS AUTORES, COPIAR SEUS DESENHOS, OBSERVAR BEM O ESTILO, E LER. LER MUITO. INSTRUIR-SE.

- Os artistas e escritores que trabalham na sua equipe lidam com um universo e personagens pré-definidos. Quanta liberdade de criação eles têm? Há espaço para um trabalho mais autoral? Algum membro de sua equipe desenvolve trabalhos paralelos na área?
NOSSOS ARTISTAS ATÉ PODEM DESENVOLVER TRABALHOS FORA DO NOSSO ESTUDIO. MAS EU PREFIRO QUE ELES SE DEDIQUEM À TURMA DA MONICA. É ONDE ENCONTRAM BOAS CONDIÇÕES PARA CRESCER.

- Como você vê o fato recente de fãs poderem baixar da internet as manifestações artísticas de que gostam, inclusive HQs?


POR TRÁS DESSA AÇAO, ÀS VEZES CARINHOSA OU CURIOSA, HÁ O PERIGO DA PIRATARIA. DA DILAPIDAÇAO DO DIREITO AUTORAL. NAO VEJO COM BONS OLHOS.


- Falando sobre a Turma da Mônica Jovem, como surgiu a idéia de deixar os personagens "crescerem" (o que era um sonho de muitos leitores...)?

ERA UM SONHO MEU, TAMBEM. E DAÍ RESOLVI QUE IRIA FAZE-LOS CRESCER ACRESCENTANDO O TOQUE MANGÁ, JÁ QUE O PUBLICO ALVO ESTA CONSUMINDO ESTE TIPO DE MATERIAL.


- Por que a opção pelo mangá? Aliás, levando-se em conta que a Turma da Mônica sempre teve olhos grandes e expressivos, e traços simplificados, características deste estilo, desde muito antes que se falasse em mangá no Brasil, você não acha que foi você quem influenciou os atuais aspirantes a mangakás?

NAO TENHO ESSA PRETENSAO, EMBORA NOSSO MATERIAL TENHA SEMPRE SIDO PRIMO IRMÁO DO MANGÁ JAPONES.



- Momento da crítica: entendemos a idéia de dar um argumento tipo mangá a histórias que se decidiu desenhar nesse estilo; mas você não acha que, nesses tempos de "High School Musical", poder-se-ia tratar mais das relações e dos problemas dos adolescentes em que a turma se tornou - o que é, de certo modo, o cerne dos argumentos da Turma da Mônica original, e não foge ao universo mangá - e não enveredar pelo caminho de nos "revelar" que os pais dos meninos, que nós sempre conhecemos como pessoas comuns, muito parecidos com os pais que temos e (no meu caso, ao menos) somos, eram encarnações de antigos samurais?.

FANTASIAS NECESSARIAS NUM PROJETO NOVO. PARA SE FIRMAR NA QUALIDADE E NA POLEMICA. A TURMA JOVEM AOS POUCOS VAI ENCONTRANDO O CAMINHO NATURAL.

..

- A Turma da Mônica Jovem seguirá uma cronologia a ser respeitada (nos moldes das HQs de super-heróis e mangás em geral, em que um evento afeta a realidade e permanece fazendo parte do "passado" dos personagens)?

NAS NOSSAS HISTORIAS, SUAVEMENTE, SEMPRE ACONTECEU ISSO. NO ATUAL ESTILO MANGÁ BRASIILEIRO, DA TURMA JOVEM, ISSO PODE SER MAIS EVIDENTE. E VAI SER.


- Depois de diversas experiências bem-sucedidas com filmes de animação, você não considera seguir o caminho trilhado por outros personagens de quadrinhos e fazer um filme live-action, com atores?

'HÁ ESTUDOS PRA ISSO. INCLUSIVE EM HOLLYWOOD. A EDITORA PANINI ESTÁ INTERMEDIANDO.


- A Mônica original foi criança e adolescente durante um tempo em que a Mônica dos quadrinhos já era um mito. Como foi a experiência de ser a "encarnação" de uma personagem adorada por tanta gente?

EU SEMPRE TIVE CUIDADO PARA SEPARAR A FICÇAO DA REALIDADE. A MONICA COMEÇOU A DESCOBRIR QUE ERA A MONICA DO GIBI DEPOIS QUE ENTROU NO PRIMARIO (HOJE FUNDAMENTAL). DAÍ JÁ HAVIA ESTABELECIDO PERSONALIDADE, COMPORTAMENTO, SUA SITUAÇAO NO MUNDO. E ENTAO NAO HAVIA MAIS PERIGO DE DESVIOS DE PERSONALIDADE.



- Mauricio, obrigado de novo. E se você, um dia, quiser desenhar uma história em quadrinhos e não tiver onde publicar, é só procurar o FARRAZINE. Pra você, a gente dá um jeito..


OBRIGADO. ATÉ A PRÓXIMA.

Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Ricardo Andrade Seg maio 04, 2009 7:03 pm

Vou ter que revisar e dar uma arrumada, claro, e ele me soou meio seco - embora as condições, "pelo celular, em pleno feriado...", possam ter pesado um pouco - mas eu estou muito feliz.
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por InVinoVeritas Seg maio 04, 2009 7:56 pm

Very Happy Very Happy Very Happy
InVinoVeritas
InVinoVeritas
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 306
Data de inscrição : 17/12/2008
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Kio Seg maio 04, 2009 7:59 pm

Alvíssaras. cheers

Parabéns, Ricardo. Belíssima conquista.

E acho que as circunstâncias em que a entrevista foi respondida devem constar da matéria final. Além de "justificar" o tom seco que você notou, ainda dá a dimensão do que é conseguir uma entrevista com o Maurício de Souza... isso mesmo... O Maurício de Souza. Smile
Kio
Kio
Editor aposentado
Editor aposentado

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Mainardi Seg maio 04, 2009 8:50 pm

affraid
Mainardi
Mainardi
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 405
Data de inscrição : 09/01/2009
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Nano Falcão Ter maio 05, 2009 12:28 am

Putz! O FARRAZINE é foda! O Marcelo campos tem razão! Que fanzine nada! É coisa de profissional!!!!!
Nano Falcão
Nano Falcão
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 213
Data de inscrição : 12/03/2009
Idade : 47
Localização : Penha, Santa Catarina

http://nanosouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por snuckbinks Ter maio 05, 2009 7:09 am

Nano Falcão escreveu:Putz! O FARRAZINE é foda! O Marcelo campos tem razão! Que fanzine nada! É coisa de profissional!!!!!

What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face

Parabéns Ricardo!!!!
snuckbinks
snuckbinks
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 744
Data de inscrição : 17/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Rodrigo! Ter maio 05, 2009 8:37 am

É o Meu Irmão Cool
Rodrigo!
Rodrigo!
Apagatti Cinzento
Apagatti Cinzento

Mensagens : 1435
Data de inscrição : 20/12/2008
Idade : 52
Localização : Zona Sul... da cidade de SP =D

http://batsinal.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Brontops Ter maio 05, 2009 12:54 pm

Sei que sou só mais um pitaqueiro do que qualquer outra coisa, mas sugiro uma boa introdução ou até uma "história" contando o trampo que deu até chegar à entrevista. Corre o sério risco de ficar "feio" pro Maurício. Recentemente, vi uma história de uma entrevista com o Lou Reed no caderno MAIS na Folha. O Lou Reed é meio maluco e agressivo, mas a forma como ela fez a reportagem, as perguntas e respostas em meio a história, as interrupções, etc consegue ainda assim ser respeitável com o cantor.

No mais, PARABÉNS GALERA!!! cyclops
Brontops
Brontops
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 236
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Mainardi Ter maio 05, 2009 4:23 pm

Brontops escreveu:Sei que sou só mais um pitaqueiro do que qualquer outra coisa, mas sugiro uma boa introdução ou até uma "história" contando o trampo que deu até chegar à entrevista. Corre o sério risco de ficar "feio" pro Maurício. Recentemente, vi uma história de uma entrevista com o Lou Reed no caderno MAIS na Folha. O Lou Reed é meio maluco e agressivo, mas a forma como ela fez a reportagem, as perguntas e respostas em meio a história, as interrupções, etc consegue ainda assim ser respeitável com o cantor.

No mais, PARABÉNS GALERA!!! cyclops

Pìtaco perfeito, Brontops!!!!
De minha parte, tá apoiada a tua idéia.
Mainardi
Mainardi
Apagati CRTL+ALT+DEL

Mensagens : 405
Data de inscrição : 09/01/2009
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Ricardo Andrade Qui maio 07, 2009 7:00 pm

Bom, eu tinha mesmo pensado em escrever algo mais do que só a entrevista. Acho que cabia, no mínimo, uma "apresentação" do cara - não que alguém não saiba quem ele é, mas acho que faz sentido, e a entrevista foi pensada no momento em que a revista da Turma da Mônica Jovem foi lançada. Seria bom ter algo sobre isso, também...

E acho que é ilustrativo e colorido falar de como a coisa foi feita, sim. Se bem que, no fim das contas, eu só procurei um e-mail, achei-o, fui rápida e gentilmente respondido, e depois esperei um tempo até que alguém se manifestasse... o que não aconteceu, rs. Aí, eu procurei de novo e, menos de uma semana depois, a entrevista está aí...

Mas acho legal destacar que o Mauricio se dispôs a nos responder durante o feriadão, através do celular, Deus sabe onde ele estava...

E somos foda, mesmo.
Ricardo Andrade
Ricardo Andrade
não fez nada. Já estava assim quando ele chegou

Mensagens : 511
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 57
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!! Empty Re: A ENTREVISTA COM O MAURICIO DE SOUSA!!!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos